Acusado de burla qualificada
Um homem que realizou várias burlas como falso padre fez-se também passar por juiz e, assim, ‘sacou’ oito mil euros a um casal de Barcelos.
Um homem que realizou várias burlas como falso padre fez-se também passar por juiz e, assim, ‘sacou’ oito mil euros a um casal de Barcelos.
Segundo o Correio da Manhã (CM), Manuel Fernando Martins era já conhecido das autoridades por, no final da década de 80, ter começado a apresentar-se como padre e ter feito várias burlas ao longo do tempo.
Mais recentemente, inventou ser juiz e conseguiu, em 2020, burlar um casal de Barcelos em oito mil euros, garantindo-lhes que iria resolver um problema judicial que as vítimas tinham por causa de uma casa.
Está acusado de burla qualificada pelo Ministério Público de Santo Tirso.
Segundo a acusação, citada pelo CM, em 2019, o arguido, de 64 anos, estava a cumprir uma pena de um ano e oito meses na sua casa, na Trofa.
Nessa altura, o suspeito contactou um homem através do OLX para comprar câmaras de videovigilância que este vendia.
Com o desenrolar do tempo estabeleceram alguma confiança e o vendedor contou a Manuel Fernando que os seus sogros tinham um problema com uma filha que teria conseguido vender a casa onde estes viviam.
O juiz alegou então que era juiz desembargador reformado e que tinha muitos conhecimentos.
Enganou o casal, a quem pediu 8 mil euros justificando que iriam ser usados para contratar uma advogada da sua confiança.