O teste é uma reação a uma nova lei que pode vir a ser aprovada no país.

A Meta anunciou que vai iniciar um teste e bloquear conteúdo noticioso para alguns utilizadores no Canadá em resposta a uma lei que irá a votação em breve no país – a Online News Act (Lei das Notícias Online, em português).

Diz a ABC News que o teste impactará publicações canadianas e internacionais e afetará também entre 1 a 5% dos utilizadores do Facebook e do Instagram no Canadá, os quais ficarão impedidos de ver ou partilhar notícias pela rede social.

Se for aprovada a lei em questão obrigará empresas tecnológicas como a Meta e a Google a pagarem a agências de notícias por alojar conteúdo noticioso. No entanto, a gigante tecnológica liderada por Mark Zuckerberg já expressou que prefere bloquear este conteúdo a ter de pagar por ele.

“Tomámos a decisão difícil de, caso esta legislação defeituosa for aprovada, teremos de terminar a disponibilização de conteúdo noticioso no Facebook e Instagram no Canadá”, afirmou o presidente do departamento de Assuntos Globais da Meta, Nick Clegg.