O dono dos animais, um homem de 40 anos, foi detido por maus tratos a animais de companhia.

Um homem de 40 anos foi detido pelo crime de maus tratos a animais de companhia no Barreiro, anunciou esta sexta-feira o Comando Distrital de Setúbal da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Após uma denúncia, os agentes e o veterinário municipal do Barreiro deslocaram-se à residência onde se encontravam os cães.

“Chegados ao local, os polícias detetaram a presença de cinco cães acorrentados e com marcas visíveis de maus tratos, nomeadamente sinais evidentes de subnutrição e fracas condições de higiene”, refere a PSP em comunicado, acrescentando que o proprietário dos animais acabou por ser detido.

“Os canídeos foram de imediato apreendidos e entregues ao Veterinário municipal”, refere ainda a nota.

O detido irá comparecer esta sexta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal do Barreiro.

Entretanto, o IRA – Intervenção de Resgate Animal destacou o resgate dos ‘patudos’, revelando que estes estavam “indocumentados, esqueléticos e parasitados, sendo que um deles estaria acorrentado no exterior sem abeberamento ou alimentação disponível”.

A associação divulgou ainda um vídeo de um momento que, dizem, “espetacular” e que “viria a renovar-nos a crença na justiça”.

“Sendo que o detentor não deu qualquer justificação sobre a situação grave dos animais, o veterinário municipal declarou a mesma como um crime de maus tratos. Era tudo o que os dois agentes da PSP – Barreiro precisavam de ouvir para dizerem o que nunca esperaríamos: ‘Você está detido por maus-tratos a animais’. E sem qualquer hesitação, revistaram o detentor e procederam à sua detenção diante de todos os populares que ali se encontravam a assistir à operação”, contou o IRA no Facebook.