O IPMA realçou, contudo, que “as concentrações destes poluentes são inferiores aos limites legais estabelecidos e, por isso, não deverão representar qualquer ameaça para a saúde humana”.

Gases e partículas dos incêndios que têm assolado o Canadá atingiram os Açores na terça-feira, dia 13 de junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Portugal Continental está, também, na rota destes poluentes, na sua maioria monóxido de carbono, que deverão chegar à Península Ibérica já no dia 18 de junho.

O organismo salientou, em comunicado, que o fumo dos incêndio tem sido transportado e disperso pelos ventos na atmosfera, dando conta de que “uma circulação ciclónica, associada a uma depressão centrada a noroeste dos Açores, terá promovido o transporte a larga escala destes poluentes, principalmente monóxido de carbono, ao longo do Atlântico Norte”, tendo atingido aquela região na terça-feira.

Na verdade, “estes poluentes continuarão a ser transportados pela referida circulação, devendo chegar ao território da Península Ibérica a partir do próximo dia 18 de junho, mas em concentrações menores que nos Açores”.

A entidade realçou, contudo, que “as concentrações destes poluentes são inferiores aos limites legais estabelecidos e, por isso, não deverão representar qualquer ameaça para a saúde humana”.

O IPMA recordou ainda que, no dia 8 de junho, o Instituto Norueguês de Investigação Ambiental e do Clima (NILU) confirmou a presença de partículas com origem nestes incêndios em amostras de ar recolhidas no dia anterior, no Observatório de Birkenes, a sul da Noruega.

Nessa linha, o organismo garantiu que “continuará a acompanhar esta situação e, caso se justifique, atualizará a informação”.