O submarino que faz viagens turísticas até aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico, desapareceu no domingo. Acompanhe aqui os desenvolvimentos.

Ao quarto dia de buscas pelo submarino da empresa OceanGate, desaparecido desde domingo no Oceano Atlântico, o tempo está a esgotar-se. O submersível que fazia excursões até aos destroços do Titanic e que, nesta viagem, contava com cinco passageiros, deverá ter oxigénio até às 12h08 desta quinta-feira, de acordo com as estimativas da Guarda Costeira dos EUA.

Depois de, na quarta-feira, uma aeronave de vigilância militar canadiana ter detetado ruídos subaquáticos na área de busca, uma embarcação robótica foi enviada para vasculhar a região mas, até agora, “produziu resultados negativos”, segundo disse a Guarda Costeira na rede social Twitter.

Nessa linha, foram mobilizados mais meios, tendo um navio de vigilância canadiano detetado mais ruídos subaquáticos na área onde as equipas de resgate procuram o submersível. Contudo, o capitão aposentado da Marinha Carl Hartsfield, agora diretor do Laboratório de Sistemas Oceanográficos de Woods Hole, referiu que os responsáveis têm que “eliminar potenciais fontes artificiais para além do Titan”.