Guimarães acolheu ao longo dos últimos dois dias (28 e 29 de junho), os 28 municípios que participaram nas quatro redes da primeira edição da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direção-Geral do Território.
Decorreu, nos passados dias 28 e 29 de junho, a reunião final da InC2, no Laboratório da Paisagem. Organizada pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Direção Geral do Território, na reunião final foram divulgados publicamente os resultados finais das Redes Cidades Circulares, nomeadamente da CApt2, a RurbanLink, R2CS e CircularNet.
A sessão de encerramento decorreu no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. O edil destacou, na sua intervenção, o trabalho feito por Guimarães na temática da sustentabilidade ambiental desde 2013, elencando diversos projetos que têm reforçado o caminho do município, conduzindo a uma nova candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e à seleção de Guimarães como uma das 100 cidades europeias que se compromete a atingir a neutralidade climática até 2030.
No primeiro dia do evento, quarta-feira, 28 de junho, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, visitaram a Horta Pedagógica e analisaram internamente os resultados das Redes. No dia seguinte, durante a manhã, realizaram visitas em paralelo ao Centro para a Valorização de Resíduos, ao Fibrenamics, ao PIEP e ao DoneLab.
Recorde-se que o Município de Guimarães participou no RurbanLink, onde se desenvolveu um Plano de Ação para a implementação de uma plataforma digital que agregue e disponibilize informação a produtores, transformadores e consumidores de resíduos, com vista à recolha e valorização dos resíduos, por forma a potenciar sinergias entre os diferentes atores do concelho. Já o Laboratório da Paisagem, integrou a rede CApt2, liderada pelo Laboratório da Paisagem, que propõe soluções de aumento de eficiência hídrica e reutilização da água, como é exemplo o projeto de utilização da água das piscinas municipais para limpeza de arruamentos.