Guimarães é o município que tem mais freguesias com bandeira verde

Dezanove freguesias de Guimarães foram distinguidas com o Galardão Verde Eco-Freguesias XXI 2023 pelas boas práticas ao nível da sustentabilidade ambiental e socioeconómica.

Guimarães é o município português com o maior número de freguesias – um total de 19 – galardoadas com bandeira verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este prémio distingue as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, socioeconómica e cultural, adotadas ao longo dos últimos dois anos.

As freguesias de Caldelas e Brito foram duas das principais vencedoras, ao arrecadarem a bandeira de ouro. No escalão de freguesias com até dez mil habitantes, Caldelas foi considerada, a nível nacional, a eco-freguesia com melhor índice, tendo o Programa de Termalismo Sénior sido considerado uma boa prática no âmbito do indicador Saúde e Bem-Estar.

Uma dezena de freguesias do município – Creixomil, Sāo Torcato, Urgezes, Costa, Barco, Ronfe, Guardizela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Fermentões, Briteiros Santo Estevão e Donim– foi galardoada com a bandeira de prata. A bandeira de bronze foi atribuída a Silvares, Aldāo, Leitōes, Oleiros e Figueiredo, Longos, Ponte, Gondar e Penselo.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, congratulou todas as candidatas e sublinhou que “este é o caminho da sustentabilidade que Guimarães promove, do local para o global”. Domingos Bragança referiu que o município continuará a apoiar técnica e financeiramente a participação das freguesias neste programa da ABAE, reforçando “o ecossistema de governança, a importância que têm para a monitorização das políticas públicas ambientais e para a mudança dos cidadãos, rumo a uma cidade que se quer neutra climaticamente até 2030”, afirma o autarca, citado em comunicado.

A cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023 decorreu no domingo na Casa das Artes de Miranda do Corvo. O Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI tem como intuito incentivar as freguesias, através do reconhecimento dos seus esforços, a implementar ações no âmbito da educação ambiental, participação pública e apoio social, promoção do território e mobilidade sustentável, proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes

Guimarães destacou-se, também, como o município, a nível nacional, que mais candidaturas apresentou. Das 178 freguesias que submeteram candidatura para o biénio 2022/2023, 28 localizam-se no concelho.