Autoridades estão a investigar o caso que envolve uma jovem de 17 anos.

Uma adolescente suíça esculpiu, na última sexta-feira, as iniciais do seu nome numa parede do Coliseu de Roma, em Itália, menos de um mês depois que outro turista, de nacionalidade búlgara, ter vandalizado o icónico anfiteatro, com quase 2 mil anos de história, com o nome dele e da namorada.

Nas imagens, filmadas pelo guia turístico italiano David Battaglino e entretanto partilhadas pela agência de notícias italiana ANSA, vê-se a jovem, de 17 anos, a gravar numa parede do Coliseu a letra ‘N’, antes de reparar que estava a ser filmada.

À ANSA, o guia revelou que esta é a primeira vez que filma um ato de vandalismo ao Coliseu, mas que em seis anos já viu “dezenas”.

“Também há quem arranque partes da parede. Houve uma vez que até cuspiram para mim por repreender um menino”, acrescentou David.

Sobre a adolescente suíça, o italiano conseguiu perceber que esta estava de férias com a família. Quando abordou os pais, informando-os que a filha tinha acabado de fazer algo ilegal, eles disseram-lhe para não ser aborrecido.

Imediatamente, o homem chamou o segurança e este a polícia. Quando confrontados com o crime, o casal disse que a filha era apenas “uma menina” e que “não estava a fazer nada de errado”.

Tanto a jovem como os pais foram levados para a esquadra da polícia na Piazza Venezia, em Roma, onde estiveram a prestar declarações. A investigação prossegue agora.

Recorde-se que quem vandalizar o Coliseu pode apanhar entre dois a cinco anos de prisão e ser obrigado a pagar uma multa que pode chegar aos 15 mil euros.