O Vitória SC empatou 1-1 com o Belenenses SAD, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado na Cidade do Futebol, Oeiras, com as duas equipas a aumentarem a série de jogos sem perder.

A jogar na Cidade do Futebol, foi o Belenenses SAD a inaugurar o marcador, com um autogolo de Sacko, aos 28 minutos, mas João Carlos Teixeira, aos 39, empatou a partida para os ‘conquistadores’.

Depois de 10 minutos iniciais com as equipas ainda a estudarem-se mutuamente, o Vitória começou a mostrar-se mais perigoso no último terço do terreno, com o primeiro remate da partida a pertencer a Pêpê Rodrigues, aos 13 minutos, que atirou em zona frontal à figura de Koffi.

Os ‘azuis’ ripostaram com um remate de Licá a testar Douglas, instantes antes da formação minhota ameaçar abrir o marcador, aos 23, num livre descaído para a direita, bem cobrado por Marcus Edwards, que obrigou Koffi a aplicar-se num voo fenomenal.

Um pouco contra a corrente do jogo, o Belenenses SAD chega à vantagem, aos 28 minutos, com contributo do lateral-direito vimaranense Sacko, que foi infeliz a tentar cortar um cruzamento de Cassierra, já depois de um ligeiro toque de Licá, acabando a bola por entrar na baliza.

Os minhotos procuraram reagir e desmontar a ‘muralha’ erigida por Petit, que concedeu o primeiro golo em cinco jogos a João Carlos Teixeira, aos 39 minutos. Após primeira ameaça, aos 33, que Koffi impediu com outra boa intervenção, o médio saltou mais alto na área e, com um cabeceamento colocado, concluiu da melhor forma o cruzamento de Florent.

Em cima do descanso, Cassierra descobriu uma brecha para atirar à baliza de Douglas, com o remate, à meia-volta, a sair poucos centímetros por cima.

O Belenenses SAD entrou melhor no segundo tempo, perante um Vitória de Guimarães algo desconcentrado, o que serviu de alento aos ‘azuis’, que trocaram Nilton Varela por Rúben Lima ao intervalo, com a principal ocasião a surgir aos 55 minutos, numa defesa apertada de Douglas a remate potente de Marco Matias.

O melhor que os minhotos conseguiram numa segunda parte de pouco nível foi um remate cruzado de Davidson, aos 66, que Koffi, atento, segurou.

A partir daí, a partida decresceu de qualidade, com raras aproximações às duas balizas, e os dois treinadores pouco mudaram no esquema tático dos seus conjuntos, apostando apenas em trocas cirúrgicas na mesma posição, sem grandes efeitos, acabando por culminar no empate verificado no final.

Ficha de Jogo

Jogo realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Belenenses SAD – Vitória de Guimarães, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Sacko, 28 minutos (na própria baliza).

1-1, João Carlos Teixeira, 39.

Equipas:

Belenenses SAD: Koffi, Cafú Phete (Danny Henriques, 90+1), Nuno Coelho, Gonçalo Silva, Tiago Esgaio, Show (Nuno Pina, 79), André Santos, Nilton Varela (Rúben Lima, 46), Licá (Dieguinho, 70), Marco Matias (Edi Semedo, 90+2) e Cassierra.

(Suplentes: André Moreira, Diogo Calila, Danny Henriques, Rúben Lima, Nuno Pina, Chano, Robinho, Dieguinho e Edi Semedo).

Treinador: Petit.

Vitória SC: Douglas, Sacko, Frederico Venâncio, Bondarenko, Florent, Pêpê Rodrigues, João Carlos Teixeira (Elias Abouchabaka, 81), Lucas Evangelista, Marcus Edwards (Rochinha, 81), Davidson (Ola John, 70) e Bruno Duarte (Léo Bonatini, 69).

(Suplentes: Miguel Silva, Victor García, Suliman, Mikel Agu, Poha, Elias Abouchabaka, Rochinha, Ola John e Léo Bonatini).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Sacko (65), Nuno Coelho (73) e Marco Matias (89).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Ivo Vieira, treinador do Vitória de Guimarães, depois do empate cedido diante do Belenenses (1-1), na Cidade do Futebol, em jogo da 26.ª jornada da Liga:

[Como explica a quebra do Vitória na segunda parte?]

– Foi nítida a qualidade que apresentámos na primeira parte, contudo, de forma imerecida, ficamos em desvantagem. Conseguimos recuperar e empatar, numa primeira parte em que podíamos ter feito mais um golo. Discordo que a segunda parte tenha tido menos qualidade por causa das substituições do Belenenses. Na altitude em que estávamos perder um pouco o controlo do jogo, tentei acrescentar mais frescura à equipa, mas não conseguimos acrescentar qualidade. Acrescentado frescura, as rotinas perderam-se e não conseguimos lucidez para criar situações de golo. Tinha jogadores em risco de os perder para o futuro, mas nas próximas jornadas vão todos estar ao nível ideal para fazerem 90 minutos de forma mais intensa. Foi por aí que não conseguimos manter a qualidade e dinâmica que tivemos na primeira parte.

[Mais substituições, menos qualidade?]

– Não tem uma coisa a ver com a outra. Reforço que as cinco substituições, na defesa dos atletas na componente física, pode trazer algumas vantagens. É importante podermos acrescentar qualidade, mas este foi um jogo em que não conseguimos acrescentar. Não melhorámos com as substituições, mas não vou mudar a minha opinião.

[João Carlos Teixeira marcou pela terceira jornada consecutiva. Já conta com dez golos esta época, o que mudou para o médio marcar mais?]

– Isso é uma pergunta que tem de ser feita ao atleta. Eu apenas faço o meu trabalho, tento rentabilizar os jogadores. Esta época já tem uma qualidade boa de golos, mérito do atleta. O Florent também tem jogado imenso e o ano passado não jogava, como o Pepê que também jogava pouco na época passada.

Petit, treinador do Belenenses, depois do empate cedido diante do Vitória Guimarães (1-1), na Cidade do Futebol, em jogo da 26.ª jornada da Liga:

[Análise ao jogo]

– Foi um bom jogo, na primeira parte mais para o Vitória, por tudo o que fez e pelas oportunidades que teve. Conseguimos um golo, com alguma felicidade, mas o Vitória foi mais forte do que nós. Também perdemos o Varela [mialgias] e o que tínhamos preparado durante a semana com ele. Corrigimos ao intervalo algumas dinâmicas que queríamos, com o Licá e o Marco Matias a jogar mais por dentro, entrelinhas. Começámos a ter mais jogo, mais bola e a criar mais situações de perigo. Na segunda parte houve uma ou outra situação do Vitória, mas também tivemos uma com o Licá outra com o Matias. Vimos de uma série de três empate e três vitórias.

[Mas o Belenenses sentiu dificuldades na primeira parte]

– O Edwadrs com o Sacko e o João Teixeira faziam ali um triângulo que nos estava a colocar dificuldades. Não é fácil para um miúdo com o Nilton que há um ano estava a jogar nos Distritais e agora está a jogar na I Liga. Não estávamos a conseguir sair a jogar, estávamos a exagerar no passe mais longo. Na segunda parte, o Ruben [Lima] trouxe mais consistência e qualidade. O Casierra conseguiu jogar mais entre os centrais, o Esgaio também deu mais profundidade e já tivemos mais dentro da nossa ideia de jogo e da nossa identidade.

[Seis jogos consecutivos sem derrotas]

– Já disse ontem que uma casa constrói-se por baixo, temos sido muito consistentes, mas não é só a defender. Os três da frente também defendem. Vínhamos de um bom trabalho sem sofrer golos, mas hoje também jogámos contra uma boa equipa que nos criou dificuldades. Nesses seis jogos, fizemos quatro até à paragem, com duas vitórias e dois empates, e agora com a vitória na Vila das Aves e o empate com o Guimarães, continuamos a somar pontos.

[Silvestre Varela fez falta?]

– O Varela gosta de jogar de fora para dentro, segura muito bem, sabe os tempos de jogo. Dá outra dinâmica à equipa. Tentámos ajustar com jogadores diferentes, mas não é a mesma coisa. São todos importantes, mas há jogadores que são mais importantes na dinâmica da equipa.

[Manutenção está próxima?]

– Quando chegámos aqui tínhamos um ponto acima da linha de água, agora estamos a dez. Os jogadores aceitaram bem o nosso modelo, têm vindo a melhorar, uma equipa que quer jogar, quer ter posse de bola e ser agressiva. Lutamos sempre pelos três pontos, é nisso que eles têm acreditado. Há sempre espaço para equipa continuar a crescer, temos oito jogos e 24 pontos pela frente, a equipa vai crescer ainda mais.

Veja aqui os melhores momentos da partida: