epois do arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na terça-feira, o Papa Francisco, que foi o primeiro peregrino a inscrever-se no evento, chegou a Lisboa já esta quarta-feira, tendo sido recebido na base de Figo Maduro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se fez acompanhar por duas crianças, filhos de duas militares.
Durante o voo até Lisboa, o Papa Francisco teve a oportunidade de cumprimentar todos aqueles que seguiam a bordo do Airbus A320 neo da companhia aérea ITA Airways, considerando que regressará “rejuvenescido” a Itália, após aquele que é o maior evento da Igreja Católica.
Pelas 10h07 Francisco saiu então do avião e pisou solo português, tendo sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e ainda duas jovens crianças.
João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ana Catarina Mendes, Ministra-adjunta, e ainda Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, também estiveram na pequena receção a Francisco em Figo Maduro, assim como outros elementos do clero português.
Está prevista uma cerimónia de boas-vindas na entrada principal do Palácio de Belém, seguida da visita de cortesia ao Presidente da República, às 11h15. O Papa terá honras militares por um batalhão constituído por cadetes-alunos oriundos da Escola Naval, da Academia Militar e da Academia da Força Aérea. Vai ainda ouvir a Banda de Música da Força Aérea e uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata D. Francisco de Almeida, fundeada no Rio Tejo.
O Papa Francisco vai também ter um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém, às 12h15.
Da parte da tarde desta quarta-feira, o pontífice vai encontrar-se com o primeiro-ministro, António Costa, na Nunciatura Apostólica.
Às 17h30, o Papa estará reunido para rezar vésperas com os bispos, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.