Em causa está uma estátua do escritor abraçado a uma mulher nua. O pedido para retirar a obra terá sido feito por 37 pessoas..

Uma estátua que representa o escritor Camilo Castelo Branco abraçado a uma mulher estará em risco de ser retirada do Largo Amor de Perdição, no Porto..

Em causa estará uma petição assinada por “37 pessoas importantes” que terá sido entregue à Câmara Municipal do Porto. A nova petição vem, no entanto, pedir o contrário: que a obra se mantenha no local onde está, desde 2012.

“Há 11 anos, que existe uma estátua de Camilo Castelo Branco vestido, abraçado, nada pornograficamente, a uma jovem rapariga nua. Isto, no Largo junto à antiga Cadeia da Relação do Porto, ali, alegadamente, a representar o amor entre Ana Plácido e Camilo, que estiveram presos, por adultério, onde hoje é o Centro de Fotografia do Porto”, lê-se na página da petição.

“Ao fim destes 11 anos, a estátua vai ter de ser removida, face a uma petição nesse sentido assinada por 37 pessoas importantes”, acusam os responsáveis pelo pedido.

Os autores defendem que a obra não se trata da humilhação da mulher perante um homem. “O Homem estar vestido e a Mulher estar nua, não tem que parecer, só agora, ao fim de 11 anos, que se trata de uma humilhação da Mulher desnuda em favor de um Homem vestido? Não pareceu na altura, não parece hoje”, explicam.

Às 22h30 desta quinta-feira a petição conta com 477 assinaturas.

“Da autoria do Mestre Francisco Simões, a estátua é uma homenagem a um dos maiores e mais prolíficos escritores da Literatura Portuguesa, Camilo Castelo Branco, autor do romance ‘Amor de Perdição’, de 1862, ele próprio um homem de arrebatadoras paixões”, é referido no site do Turismo do Porto.

A estátua foi inaugurada a 16 de dezembro de 2012, quando Rui Rio era presidente, na comemoração dos 150 anos da publicação de ‘Amor de Perdição’.