A atleta bracarense Mariana Machado foi agraciada como a Melhor Atleta do Ano na XIV Gala do Desporto Universitário, realizada ontem.
A cerimônia prestigiou os estudantes-atletas que contribuíram para tornar a temporada 2022/2023 uma das melhores para o desporto universitário em Portugal, destacando-se o recorde de sete medalhas (três ouros e quatro pratas) nos Jogos Mundiais Universitários Chengdu, na China, e 23 medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários.
Mariana Machado, representante da Associação Académica da Universidade do Minho, e João Coelho (atletismo), da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura, ambos do atletismo, foram eleitos Atletas do Ano.
O treinador Bruno Fernandes, responsável pela equipa feminina de futsal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, recebeu o prémio de Treinador do Ano, enquanto a equipa feminina de futsal da AEIST foi reconhecida como Equipa do Ano.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, que elogiou as conquistas do desporto universitário no último ano, especialmente nos Jogos Mundiais Universitários. Também estiveram presentes o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, e o Diretor-Geral da Direção Geral de Ensino Superior, Joaquim Mourato.
Além dos troféus concedidos aos melhores do ano, foram também homenageados os estudantes-atletas que alcançaram medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários, onde a AAUMinho mais uma vez se destacou.
A Gala deste ano atribuiu também, pela primeira vez, um Prémio no âmbito da campanha “Desafia os Números!” ao clube que mais se destacou na promoção da igualdade de género, entregue à Universidade NOVA de Lisboa. Também em estreia, foram entregues os certificados de participação aos clubes FADU que estiveram na 1.ª edição dos Campeonatos Nacionais Universitários de Esports.