Portugal venceu nesta sexta-feira a Eslovénia por 33-30, na segunda jornada da fase principal do Euro2024 de andebol, em Hamburgo, e mantém-se na luta pelos lugares que dão acesso às meias-finais e ao torneio pré-olímpico para Paris2024.

A seleção portuguesa, que impôs a primeira derrota à Eslovénia, que vinha de uma série de quatro vitórias na Alemanha, teve em destaque Martim Costa, eleito o homem do jogo (MVP) e melhor marcador, com 11 golos. Os guarda-redes Diogo Rêma e Gustavo Capdeville também se destacaram.

Portugal chegou a liderar por quatro golos na primeira parte, mas foi para o intervalo com uma vantagem de apenas um (18-17). Apesar de ter estado à frente por cinco golos, aos 28-23, a equipa permitiu uma reação da Eslovénia (29-28). No entanto, Diogo Rêma sobressaiu nos minutos finais, garantindo a vitória por 33-30.

Com esta vitória, Portugal soma quatro pontos no Grupo II da fase principal, tendo vencido também a Noruega (37-32). O próximo adversário é a campeã europeia Suécia, no domingo.

Jogo na Arena de Hamburgo.

Eslovénia — Portugal, 30-33.

Ao intervalo: 18-18.

Sob a arbitragem da dupla constituída por Charlotte Bonaventura e Julie Bonaventura, de França, as equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:

– Eslovénia (30): Urban Lesjac, Jure Dolenec (2), Stas Jovicic Slatinsek (1), Kristjan Horzen (4), Dean Bombac, Borut Macklovsek (7) e Domen Novak (3). Jogaram ainda, Nejc Cehte (5), Miha Zarabec (2), Tadej Mazej (2), Jernej Drobez, Matic Suholeznik, Aleks Vlah (4) e Klemen Ferlin (g.r.).

Treinador: Uros Zorman.

– Portugal (33): Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes (5), Alexandre Cavalcanti, Rui Silva (2), Luís Frade (2), Salvador Salvador (3) e Pedro Portela (3). Jogaram ainda, Gilberto Duarte, Miguel Martins (1), António Areia (2), Francisco Costa (4), Martim Costa (11) e Diogo Rêma (g.r.).

Treinador: Paulo Jorge Pereira.

Assistência: 13.376 espetadores.