Fernando Madureira, o líder da claque ‘Super Dragões’ do FC Porto, foi detido pela PSP, juntamente com outras 11 pessoas, incluindo a esposa do adepto portista. A detenção ocorreu durante buscas conduzidas pelo Comando Metropolitano do Porto da PSP, sob ordens do DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) do Porto, na Rua de Salgueiros, no Porto.

Segundo informações da CNN Portugal, Vítor Catão, adepto do FC Porto e antigo presidente do São Pedro da Cova, também foi detido na operação, que envolveu a emissão de mais de uma dezena de mandados de detenção. Os crimes em questão incluem ofensas corporais, ofensa e ameaça, relacionados com os incidentes ocorridos durante a Assembleia-Geral (AG) do FC Porto no mês de novembro do ano passado.

A AG visava deliberar sobre a proposta de alteração dos estatutos do clube, mas foi suspensa em vários momentos devido a tumultos. Inicialmente programada para ocorrer num auditório no Estádio do Dragão, com capacidade para quase 400 pessoas, a reunião foi transferida para o pavilhão Dragão Arena devido à presença de milhares de sócios nas imediações. Na altura, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito aos incidentes ocorridos durante a AG do FC Porto.

A Procuradoria-Geral Distrital do Porto emitiu uma nota informando sobre a instauração do inquérito, considerando os acontecimentos na assembleia-geral como passíveis de integrar infrações criminais de natureza pública.