Iniciativa abrange zonas turísticas, estabelecimentos noturnos, estradas, fronteiras e proteção florestal

A partir de hoje, dia 14 de junho, e até 15 de setembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar a fiscalização com a operação “Verão Seguro”. Esta iniciativa de patrulhamento geral abrangerá locais de veraneio, eventos, estabelecimentos e locais de diversão noturna, principais eixos rodoviários, fronteiras, residências e proteção da floresta.

Com a chegada da época estival, a GNR prevê um aumento significativo da população flutuante, tanto nacional como estrangeira, nas zonas turísticas. Este cenário exige um esforço redobrado da GNR para garantir a segurança e tranquilidade pública. Em paralelo, a diminuição da população nas áreas de residência habitual deixa muitas habitações desabitadas, aumentando o risco de criminalidade.

Para cumprir a sua missão de vigilância, a GNR mobilizará várias unidades de reforço em ações coordenadas de sensibilização, patrulhamento e fiscalização. As operações incluirão vigilância na orla costeira e praias, intensificação do patrulhamento em locais de diversão noturna e eventos sazonais, e reforço da fiscalização rodoviária nos principais eixos de tráfego. Além disso, a GNR promoverá o policiamento de proximidade nas zonas residenciais para prevenir furtos e roubos durante o período de férias, divulgando o Programa “Verão Seguro – Chave Direta”.

A operação também se focará na prevenção e deteção de incêndios rurais, assegurando a proteção ambiental, e na fiscalização de cidadãos estrangeiros para garantir condições de trabalho adequadas nas zonas de maior afluência laboral durante o verão.