Braga destaca-se no cenário global das políticas de juventude

Centro da Juventude acolhe iniciativa Jovem 2030 com participação ativa de Ricardo Rio

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença hoje, dia 12 de julho, na abertura da iniciativa Jovem 2030, realizada no Centro da Juventude de Braga.

Organizado pela Fundação da Juventude, o evento reúne jovens e decisores políticos em torno do tema “Jovens Líderes: um olhar de 20 anos sobre os Direitos Humanos e Igualdade”.

Como destacou Ricardo Rio, Braga tem sido um ponto central nas discussões sobre políticas de juventude a nível internacional. “Fomos Capital Europeia da Juventude em 2012 e Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016. Recentemente, a Conferência das Cidades Criativas da UNESCO realizada aqui focou-se no papel da juventude no futuro dos territórios. Ao longo dos anos, temos desenvolvido diversas iniciativas, formais e informais, que permitem uma abordagem integrada às políticas de juventude, alinhando-se com as aspirações dos jovens e incentivando a sua participação na definição das políticas públicas”, referiu.

Durante o mês de julho, no âmbito da Jovem 2030, estão a decorrer workshops em Braga, Porto e Lisboa, focados na participação cívica e política dos jovens. O objetivo é analisar o histórico das políticas de juventude dos últimos 30 anos e definir diretrizes alinhadas para instituições públicas e privadas que atuam no setor.

Carla Mouro, secretária de estado adjunta e da igualdade, também esteve presente na sessão de abertura.

O projeto Jovem 2030 culminará numa conferência final nos dias 23 e 24 de julho, no Porto, com sessões plenárias e grupos de trabalho. O objetivo é apresentar e disseminar os resultados do estudo desenvolvido ao longo do projeto, projetando assim as políticas de juventude para o futuro.