Teve início esta segunda-feira a obra de melhoria da via que conecta a Cidade Desportiva à Rua do Reboto, com um investimento de 1,85 milhões de euros. A intervenção, adjudicada à empresa M. Couto Alves, S.A., está prevista para durar 365 dias.

Nos últimos anos, a área tem sido alvo de várias melhorias e expansões, incluindo a reabilitação do caminho real, agora transformado em percursos pedestres e ciclovias, que atraem a população urbana para esta zona agrícola. A instalação de infraestruturas importantes, como o Parque de Lazer da Cidade Desportiva, a Pista Gémeos Castro, o Complexo de Piscinas, o Colégio Nossa Senhora da Conceição e o Hospital Privado da Luz, tem aumentado o tráfego na região, dificultando a ligação entre a Rua das Casas Novas e a Rua do Reboto.

De acordo com o comunicado do município, o projeto visa atender às necessidades dos residentes e utilizadores, criando uma nova via com passeios e uma rotunda para regular o tráfego no cruzamento da Rua das Casas Novas com a Alameda dos Desportos. Inclui também um desvio parcial da Rua das Casas Novas para solucionar constrangimentos de construções existentes e dificuldades topográficas; a construção de um passeio de um dos lados da via, com iluminação pública e valeta verde para captação e drenagem de águas pluviais; e uma estrutura verde que funcionará como transição entre o Parque da Cidade Desportiva e a área agrícola. A ecovia existente será adaptada para se integrar na nova via.

A nova via terá um perfil de sete metros de largura, com uma zona ajardinada de separação entre a via de circulação e o passeio, voltado para os fundos das moradias existentes. No lado oposto, será construído um talude ajardinado ou um muro de suporte em granito da região, para superar a diferença de cota entre a nova via e a ciclovia existente, além da área de cultivo.