Para Envolver Alunos do Ensino Secundário

Braga vai ter uma Assembleia Municipal Jovem (AMJB), iniciativa da Assembleia Municipal de Braga com o objetivo de envolver os alunos do ensino secundário que estudam no concelho. A AMJB visa proporcionar uma experiência de funcionamento de uma Assembleia Municipal, aproximando os jovens do poder e das políticas locais, e promovendo o conhecimento sobre as atribuições e competências dos órgãos autárquicos.

Em comunicado, a autarquia explica que a AMJB será um órgão deliberativo que integrará jovens em representação dos estabelecimentos de ensino que nela se inscrevam. Anualmente, até ao dia 31 de agosto, todas as escolas com ensino secundário do concelho de Braga são convidadas a participar na AMJB, devendo enviar a sua inscrição para o email geral@am-braga.pt.

De acordo com o regimento da AMJB, o órgão será representado por cinco alunos de cada estabelecimento de ensino inscrito, constituídos em grupos municipais, os quais devem eleger um representante. Os membros da AMJB elegem a mesa composta por um presidente e dois secretários, devendo a lista respeitar o disposto na lei da paridade.

A presidente da Assembleia Municipal de Braga preside à sessão de instalação, coadjuvada por um dos membros da Assembleia Municipal indicado pela conferência de representantes de grupos municipais e pelo presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude.

As propostas mais votadas na AMJB, até ao limite máximo de três, serão submetidas à apreciação da Assembleia Municipal a reunir em Sessão Extraordinária.

O Regimento da AMJB pode ser consultado aqui.