Instituto da Segurança Social alerta para tentativas de fraude através de SMS com remetente falso

O Instituto da Segurança Social emitiu, esta segunda-feira, um alerta sobre uma nova tentativa de burla através de mensagens SMS fraudulentas. As mensagens, que aparentam ser enviadas pelo remetente ‘seg-social’, têm como objetivo enganar os destinatários e obter ilegitimamente valores de supostas dívidas à Segurança Social.

Um exemplo do conteúdo da mensagem é o seguinte: “A Segurança Social alerta que termina hoje o prazo para evitar a penhora por ter valores em dívida. Liquide agora. Ent: 12352 Ref: 951 839 497 Valor: 454,67 Eur.”

A Segurança Social sublinha que estas mensagens são falsas e não têm qualquer ligação com os seus serviços. Os cidadãos são aconselhados a não efetuar quaisquer pagamentos com base nestas mensagens e a confirmar a veracidade de qualquer dívida diretamente com os serviços oficiais, através da Linha Segurança Social nos números 210 545 400 ou 300 502 502, disponíveis em dias úteis, das 9h00 às 18h00.

Este alerta serve como um lembrete para os cidadãos estarem vigilantes e não caírem em esquemas fraudulentos que visam tirar proveito financeiro de situações enganosas.