Vitória por 3-2 assegura apuramento histórico para a equipa alentejana
O Lusitano de Évora, do quarto escalão do futebol português, protagonizou uma grande surpresa ao vencer o AVS, da Primeira Liga, por 3-2, no jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Com este triunfo, a equipa eborense garantiu o apuramento para os oitavos de final da competição, um feito que não alcançava desde a temporada 1963/64.
A partida foi marcada pela eficácia ofensiva do Lusitano, que abriu o marcador aos 19 minutos, com um golo de Dida. Miguel Lopes ampliou a vantagem aos 33 minutos, convertendo uma grande penalidade. O AVS reagiu ainda na primeira parte, com Nenê a marcar também de penálti aos 41 minutos.
Na segunda parte, o Lusitano manteve-se firme e voltou a marcar aos 64 minutos, com Dida a fazer o seu segundo golo da partida. O AVS, que viu Gustavo Assunção ser expulso aos 57 minutos, ainda conseguiu reduzir aos 90+4′ com um golo de Zé Luís, mas não foi suficiente para evitar a derrota.
Este resultado marca uma trajetória histórica para o Lusitano, que já havia eliminado o Académico de Viseu (II Liga) e o Estoril Praia, da Primeira Liga, nas rondas anteriores. O Lusitano, atual quarto classificado da Série D do Campeonato de Portugal, vai agora enfrentar, fora de casa, o vencedor do jogo entre Leixões e Sporting de Braga.