Árbitra será a líder da equipa de arbitragem no Paços de Ferreira-Feirense, da II Liga
Catarina Campos entra para a história do futebol português ao tornar-se a primeira mulher a liderar a equipa de arbitragem de um jogo profissional masculino. A árbitra da Associação de Futebol de Lisboa foi nomeada para dirigir o encontro entre o Paços de Ferreira e o Feirense, este sábado, referente à 22.ª jornada da II Liga.
A equipa de arbitragem contará ainda com Andreia Sousa e Vanessa Gomes como árbitras assistentes e Cristina Amaral como quarta árbitra, num momento inédito para a arbitragem feminina em Portugal. Andreia Sousa já havia feito história ao ser a primeira assistente mulher num jogo da I Liga, em agosto de 2023.
Natural de Viseu e licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Viseu, Catarina Campos mudou-se para Lisboa em 2007 à procura de trabalho na área do jornalismo. No entanto, um ano depois, decidiu tirar o curso de arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa. Com 23 anos, começou a apitar jogos no campeonato distrital, tendo feito a sua estreia em Sintra, no escalão de iniciados.
Em 2012, ascendeu aos quadros da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, desde 2018, possui insígnia da FIFA. Em junho de 2023, passou a integrar a categoria de elite da UEFA. No futebol feminino, já dirigiu centenas de jogos, incluindo competições da Liga dos Campeões, apuramentos para Europeus e Mundiais, e a final da Taça de Portugal 2023-24, entre Benfica e Racing Power.
A árbitra também já marcou presença em competições masculinas, tanto a nível nacional, no Campeonato de Portugal e Liga Revelação, como internacional, na UEFA Youth League. Além disso, desempenhou funções de VAR na I e II Ligas, bem como na Liga Europa e Liga Conferência. No entanto, nunca tinha apitado um jogo de futebol masculino num escalão profissional.
O feito de Catarina Campos é mais um marco na arbitragem feminina, reforçando o caminho iniciado em 2023 por Andreia Sousa. Agora, Catarina não será assistente, mas sim a líder da equipa de arbitragem, impondo a lei do apito no relvado.
Além deste momento histórico, Catarina Campos já tinha feito história ao exibir, pela primeira vez, um cartão branco em competições profissionais, no jogo entre Benfica e Sporting, para a Taça de Portugal feminina. O gesto simbolizou o reconhecimento do fair play, ao premiar as equipas médicas que ajudaram um adepto que se sentiu mal nas bancadas do Estádio da Luz.
Este sábado, às 14h00, na Capital do Móvel, Catarina Campos entra em campo para mais um capítulo na sua carreira. O jogo entre Paços de Ferreira e Feirense marca um avanço para a arbitragem feminina, mas, para quem nunca teve medo de perseguir os seus sonhos, é apenas mais um passo na sua trajetória de sucesso.