Candidato à reeleição apresenta plano para reforçar identidade do clube
A candidatura de António Miguel Cardoso à presidência do Vitória SC tem como objetivo que, até 2028, 50% dos jogadores da equipa principal sejam oriundos da formação. A ambição faz parte do programa da lista “Mais Vitória”, apresentado esta sexta-feira.
Reeleito em 2022, Cardoso defende que a atual gestão colocou o clube numa “trajetória positiva” a nível financeiro e desportivo e pretende reforçar esse caminho com um balneário forte e unido, assente em jogadores formados localmente. O candidato a vice-presidente para o futebol, Nuno Leite, frisou ainda a necessidade de garantir que a equipa B joga na Liga 3, fortalecendo a transição para o plantel principal.
Títulos e ambição para o centenário
Outro grande objetivo é a conquista de um título nacional até 2028. Cardoso reconhece que o clube venceu apenas dois troféus oficiais – a Taça de Portugal em 2013 e a Supertaça em 1988 – e sublinha que é preciso “quebrar barreiras” para corresponder à ambição dos sócios.
“O Vitória tem de ter humildade competitiva, mas também muita fome de vencer. Queremos construir um dia uma equipa campeã.”
Expansão da academia e aposta no feminino
O plano inclui ainda a construção da nova academia, num terreno de 140 mil metros quadrados, com seis relvados naturais, quatro sintéticos e um edifício para futebol profissional e formação. A academia existente também será modernizada, com a criação de miniestádios, uma residência para atletas e um pavilhão para outras modalidades.
No futebol feminino, o Vitória SC quer chegar ao principal escalão e formar 60% do plantel internamente.
Sócios, adeptos e património
Atualmente com 38.504 sócios, o clube pretende atingir os 40.000 no próximo mandato e aumentar a média de espetadores no Estádio D. Afonso Henriques para mais de 20.000 por jogo.
Outros projetos incluem a criação de um percurso museológico no estádio e a fundação do clube.
Eleições marcadas para 1 de março
O atual presidente apela a uma forte participação eleitoral e à união dos vitorianos, independentemente do resultado. A disputa será entre a Lista B, de António Miguel Cardoso, e a Lista A, de Luís Cirilo Carvalho.
As eleições realizam-se no Pavilhão Unidade Vimaranense, entre as 09h00 e as 19h00, sendo cada sócio portador de um voto.