Esperanças do Gemeses triunfam no Algarve

Clube de Esposende obteve 488 pontos na primeira etapa do Campeonato Nacional de Esperanças

O Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses foi o vencedor da primeira prova do Campeonato Nacional de Esperanças, disputada na Praia Grande, em Ferragudo, no concelho de Lagoa. O clube de Esposende terminou com 488 pontos, deixando o Clube de Canoagem de Amora, com 234 pontos, na 2.ª posição por equipas. A fechar o pódio coletivo, ficou o Clube Náutico de Ponte de Lima, com 214 pontos. 

Com cerca de 600 atletas presentes em representação de 37 clubes, o Nacional de Esperanças arrancou no Algarve, com uma prova disputada sob condições difíceis, nomeadamente devido ao vento lateral que se fez sentir. Ainda assim, os jovens canoístas mostraram toda a sua fibra e proporcionaram espectáculo condizente com a bravura e a vontade de vencer associadas aos anos que constam nos respetivos cartões de cidadão. De referir, ainda, que tudo está em aberto, uma vez que Vila Nova da Barquinha (2 de junho) e Ponte de Lima (30 de junho) também entram na rota das decisões.

No escalão de Cadetes, destaque para os triunfos de João Alves Duarte (Clube de Canoagem de Amora) e Joana Ramos (Grupo Desportivo de Alcoutim) em K1 e em K1 Feminino, respetivamente. Nas canoas individuais, Diogo Sousa e Silva (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) e Beatriz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima) sagraram-se vencedores da etapa algarvia.

Rui Esteves (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) venceu em K1 Iniciado, com Inês Vasco Fernandes, também do Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, a triunfar em K1 Iniciado Feminino. Nos Infantis, em K1, Duarte Cerdeira (Clube de Canoagem de Amora) e Constança Ferreira (Clube Náutico de Fão) subiram ao lugar mais alto do pódio. Nas canoas individuais, no escalão de Infantis, os vencedores foram Miguel Peixoto (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) e Daniela Gonçalves (Clube Náutico de Prado).

Destaque, também, para o escalão de Menores em que Santiago Cunha (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) foi o mais rápido em K1, com Iris Teixeira (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia) a vencer na prova de K1 Feminino.

A primeira etapa do Campeonato Nacional de Esperanças ficou marcada, a meio da competição, pela decisão de dois emblemas minhotos, Clube Náutico de Ponte de Lima e Clube Náutico de Prado, não continuarem em prova. “As condições não estavam fáceis”, confirmou Orlando Silva, com o dirigente do Kayak Clube Castores do Arade, organizador da competição em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, a transmitir que, no entanto, “não havia razões para cancelar a prova”.

“Os dois clubes decidiram, numa segunda reunião de delegados, feita de emergência, não continuar, argumentando que não havia justiça desportiva”, explicou Orlando Silva, antes de concretizar: “Depois, decidimos alterar o percurso, de forma a colocar os atletas numa área mais protegida, e comunicámos aos clubes, que, no entanto, decidiram não voltar atrás na opção que tinham tomado”.


VENCEDORES
 

CADETES

K1
João Alves Duarte (Clube de Canoagem de Amora)

K1 Feminino
Joana Ramos (Grupo Desportivo de Alcoutim)

K2
Miguel Amaral Oliveira/Vítor Freitas de Pinho (Centro de Recreio Popular de Arnelas)

K2 Feminino
Beatriz Bessa/Clara Lopes (Clube Náutico de Marecos)

C1
Diogo Sousa e Silva (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

C1 Feminino
Beatriz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima)

C2
Joel Miranda/Rui Couto (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

INFANTIS

K1
Duarte Cerdeira (Clube de Canoagem de Amora)

K1 Feminino
Constança Ferreira (Clube Náutico de Fão)

K2
Filipe Ribeiro/António Canelas (Clube Fluvial Vilacondense)

K2 Feminino
Leonor Vinagre/Ana Gonçalves Batista (Sporting Clube de Aveiro)

C1
Miguel Peixoto (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

C1 Feminino
Daniela Gonçalves (Clube Náutico de Prado)


INICIADOS

K1
Rui Esteves (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K1 Feminino
Inês Vasco Fernandes (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K2
André Lopes Rodrigues/Pedro Senra Oliveira (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K2 Feminino
Beatriz Sá/Nuna Silva (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

MENORES

K1
Santiago Cunha (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K1 Feminino
Iris Teixeira (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia)

K2
Bruno Silva Araújo/Gabriel Vaz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima)

K2 Feminino
Luana Correia/Sara Costa (Vila do Conde Kayak Clube)