Desde 2018, o Município de Braga apoiou a esterilização de 1.734 gatos através do projeto Capturar, Esterilizar, Devolver (CED). No total, foram 387 machos e 1.347 fêmeas submetidos ao procedimento.
Em 2024, o programa esterilizou 542 gatos (148 machos e 394 fêmeas). Estima-se que este trabalho tenha controlado cerca de 4.000 ninhadas e evitado o nascimento de 20.000 felídeos nos últimos seis anos.
Implementado para controlar a reprodução de gatos assilvestrados no concelho, o projeto conta com o apoio de associações locais de proteção animal e cuidadores, responsáveis por monitorizar o estado das colónias.
Os gatos mais jovens e dóceis são retirados das colónias e colocados para adoção responsável. O programa tem levado a uma redução significativa do número de animais em cada colónia controlada.
Segundo Altino Bessa, vereador do ambiente, estes resultados só são possíveis graças a um trabalho em rede, equipas dedicadas e uma preocupação constante com a saúde animal, saúde pública e bem-estar dos animais.