Suspeitos estavam em fuga desde outubro. Um dos cúmplices foi baleado pelo proprietário durante o assalto.

A Polícia Judiciária de Braga deteve esta quinta-feira um casal de nacionalidade colombiana, suspeito de envolvimento no assalto a uma ourivesaria em Ponte de Lima, ocorrido a 30 de outubro de 2024.

Na altura do crime, o proprietário do estabelecimento reagiu com uma arma de fogo, atingindo com tiros de caçadeira um dos assaltantes, um jovem de 22 anos, natural da Costa Rica, que sofreu ferimentos graves num braço. Este encontra-se atualmente em prisão preventiva no Hospital Prisional de Caxias.

Os restantes dois assaltantes, entre eles o casal agora detido, conseguiram fugir após o crime e estavam a monte até serem localizados e capturados pelas autoridades.

Segundo a PJ, o grupo fazia parte de uma organização criminosa internacional especializada em furtos de objetos valiosos, com atuação em vários países.

O casal foi transportado esta tarde para o Palácio da Justiça de Ponte de Lima, onde irá prestar depoimento perante a juíza de instrução criminal e conhecer as medidas de coação que lhes serão aplicadas.