Mais de 2,7 milhões de portugueses já votaram. CNE alerta para cuidados no preenchimento do boletim.
Cerca de 25,56% dos eleitores inscritos nas eleições legislativas de hoje votaram até às 12:00, revelou o Ministério da Administração Interna (MAI). Esta participação é superior à registada nas legislativas de março de 2024, que, à mesma hora, era de 25,21%.
Com base nesta percentagem, estima-se que aproximadamente 2,76 milhões de eleitores já tenham votado durante a manhã deste domingo.
No passado fim de semana, o voto antecipado mobilizou mais de 314 mil eleitores, o que correspondeu a uma participação de 94,45% entre os 333.347 inscritos.
Ao todo, serão eleitos 230 deputados para a Assembleia da República, distribuídos por 22 círculos eleitorais — 18 em Portugal continental e os restantes nos Açores, Madeira, Europa e Fora da Europa. O custo estimado do ato eleitoral ronda os 26,5 milhões de euros.
Estas eleições contam com a participação de 21 forças políticas, mais três do que nas últimas legislativas.
As mesas de voto estão abertas até às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando uma hora mais tarde nos Açores, devido à diferença horária.
Aviso da CNE: como preencher corretamente o boletim
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertou este domingo que só são considerados válidos os votos que contenham uma cruz no quadrado a seguir ao símbolo da candidatura escolhida.
Boletins com mais de uma cruz, cortes, desenhos, rasuras ou palavras escritas serão considerados nulos. O esclarecimento surge após a circulação de informações incorretas sobre a forma de votar.
Contexto das eleições
Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), estão inscritos 10,8 milhões de eleitores.
Nas legislativas de março de 2024, a taxa de abstenção foi de 40,16%, a mais baixa desde 2005, quando ficou nos 35,74%. Espera-se que a afluência de hoje siga a tendência de maior participação.