Braga celebra 150 anos da chegada do comboio com homenagem histórica e olhar para o futuro da ferrovia

Cerimónia evocativa da viagem inaugural de 1875 incluiu conferência sobre os desafios e investimentos na modernização ferroviária da região

Braga assinalou esta segunda-feira, 20 de maio, os 150 anos da chegada do comboio a norte do Douro, com uma cerimónia comemorativa que uniu simbolismo histórico e reflexão sobre o futuro da mobilidade ferroviária na região. A iniciativa, organizada pela CP – Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal (IP) e pela Câmara Municipal de Braga, teve como momento central a recriação simbólica da viagem inaugural de 1875.

A viagem partiu da Estação de Campanhã, no Porto, com a presença de Pedro Moreira, presidente da CP, Miguel Cruz, presidente executivo da IP, e Olga Pereira, vereadora da Mobilidade de Braga. A bordo, a animação ficou a cargo dos “Ardinas Braga25”, personagens interpretadas pela companhia Malad’arte, e do grupo de cantares da Academia Sénior de Braga, que envolveu 120 participantes.

Chegados à estação de Braga, os responsáveis descerraram um mural comemorativo que homenageia este marco na história da cidade. Seguiu-se a conferência “Braga – Presente e Futuro do Caminho de Ferro na Região”, com intervenções centradas nos benefícios da ferrovia, os investimentos em curso e a importância estratégica da alta velocidade.

A vereadora Olga Pereira destacou que “a ferrovia foi determinante para o crescimento da cidade” e que Braga, como cidade em expansão populacional, exige mais e melhores ligações ferroviárias, capazes de responder às necessidades de mobilidade sustentável da população. “Esta celebração é também um compromisso com o futuro da ferrovia na nossa cidade e região”, afirmou.

Pedro Moreira, presidente da CP, sublinhou a sustentabilidade ambiental do transporte ferroviário, frisando que o comboio deve ser a “espinha dorsal da mobilidade”, tendo em conta o crescimento da procura. Em 2024, só a estação de Braga serviu 2,5 milhões de passageiros, um aumento de 20% face ao ano anterior. A CP aposta na recuperação e renovação da frota, com novos concursos em curso e medidas de incentivo como passes gratuitos para jovens e o Passe Ferroviário Verde.

Por sua vez, Miguel Cruz, da IP, referiu que 2024 foi “o ano com maior investimento ferroviário em duas décadas”, com 776 milhões de euros aplicados, dos quais 625 milhões foram destinados à modernização da rede. A alta velocidade, segundo o responsável, será “transformadora”, permitindo triplicar o número de passageiros no eixo Lisboa-Porto e melhorar as ligações com o resto da Europa.

Um século e meio sobre carris

A 20 de maio de 1875, Braga recebia o primeiro comboio vindo do Porto, com grande entusiasmo popular. Na altura, a cerimónia foi marcada pela presença da Família Real e autoridades, com paragens festivas em Ermesinde, Famalicão e Nine. A linha então inaugurada ligava Braga ao Porto por 134 quilómetros, integrando a cidade na rede ferroviária nacional em expansão.

Hoje, 150 anos depois, Braga reafirma o seu lugar no futuro da mobilidade ferroviária em Portugal, com mais ambição, conectividade e sustentabilidade.