Imóvel barroco do século XVIII, localizado em Frossos, poderá vir a ser protegido oficialmente. Interessados têm 45 dias para apresentar sugestões.
A Câmara Municipal de Braga iniciou o processo de classificação da Casa do Feital, na freguesia de Frossos, como monumento de interesse municipal, por se tratar de um “notável exemplar da arquitetura senhorial portuguesa” e de um dos edifícios mais singulares do concelho do período barroco.
A intenção foi oficializada esta quarta-feira, através de edital publicado em Diário da República, onde a autarquia sublinha o valor patrimonial, arquitetónico e histórico do imóvel. Os interessados têm agora um prazo de 45 dias para apresentar sugestões ou contributos junto da câmara.
Construída no final do século XVIII por D. João Pereira Forjaz Coutinho, descendente dos Condes da Feira, a Casa do Feital serviu inicialmente como pavilhão de caça. Posteriormente, foi transformada em residência de verão da Casa dos Biscainhos, à qual esteve ligada durante dois séculos.
Em 1993, o imóvel foi incluído no Inventário do Património Arquitetónico de Braga e, atualmente, encontra-se inserido numa zona urbana e industrial, rodeada de edifícios comerciais, habitacionais e empresariais. No início do século XXI, foi adquirida pela empresa SERNIS – Formação e Soluções Tecnológicas Lda.
No edital, a Câmara de Braga reforça que a classificação da Casa do Feital é “um dos instrumentos fundamentais para a sua proteção e valorização, garantindo a preservação da identidade patrimonial do concelho”.