Contrato de financiamento assinado esta segunda-feira contempla investimento de 2,3 milhões de euros e inclui reabilitação do “Jardim de Camilo”
Foi assinada esta segunda-feira, 7 de julho, a candidatura de financiamento para a requalificação do Santuário do Bom Jesus do Monte, no âmbito do programa NORTE 2030. A cerimónia decorreu com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, António Cunha e Jorge Sobrado, presidente e vice-presidente da CCDR NORTE, e o cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte.
A operação representa um investimento global de 2,3 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões serão cofinanciados por fundos comunitários, e insere-se na estratégia regional de valorização do património cultural e religioso, através da Rota “Santuários a Norte”.
Património classificado como Valor Excecional Universal
Entre os principais objetivos da intervenção estão:
- Preservação e reabilitação do edificado do Santuário;
- Melhoria das condições de acolhimento e visitação dos milhares de visitantes anuais;
- Promoção da fruição e interpretação do seu estatuto de Património Mundial da UNESCO.
Um dos destaques da candidatura é a requalificação do “Jardim de Camilo”, espaço que será intervencionado no âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, autor que frequentou o local.
Outras intervenções previstas:
- Requalificação da Casa dos Correios;
- Reabilitação do apeadeiro inferior do Elevador do Bom Jesus – único funicular no mundo a funcionar por contrapeso de água;
- Intervenções diversas em zonas verdes e equipamentos de apoio à visitação.
Este investimento reforça o posicionamento do Bom Jesus como referência internacional de turismo cultural e religioso e consolida a estratégia de Braga e da região Norte na preservação do seu património identitário.