Oficinas, espetáculos, cinema, música e formações para professores marcam a programação do Serviço Educativo entre o Theatro Circo, gnration e Universidade do Minho.


O Circuito – Serviço Educativo de Braga Media Arts apresenta, entre setembro e dezembro, uma programação cultural com mais de duas dezenas de atividades dirigidas a públicos de todas as idades. A iniciativa estende-se por diversos espaços da cidade, incluindo o Theatro Circo, o gnration e a Reitoria da Universidade do Minho.

Em destaque está a ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, sob direção de Angélica Salvi, com duas apresentações agendadas: a primeira a 6 de setembro, integrada na Noite Braga, em colaboração com o grupo ‘Outra Voz’, e a segunda a 8 de novembro, no gnration, com o CORDÃO – Coro de Doentes e Amigos Oncológicos.

Para os mais novos, o Serviço Educativo preparou várias propostas. Entre 26 e 30 de setembro, o Theatro Circo acolhe o minifestival de cinema infantil “Curtinhas”, com um júri constituído por crianças dos 8 aos 12 anos. Em novembro, sobe ao palco a comédia musical ‘Screenagers 2.0’ (dia 21), e em dezembro é apresentado ‘MAPHI’, espetáculo da companhia Amarelo Silvestre, destinado a maiores de oito anos.

A programação inclui ainda os BMA Labs, liderados por Budda Guedes e Marcelo Ferreira (Nu Boyana Portugal), bem como formações para professores nas áreas do cinema e da computação, os habituais ‘WE! Workshops de Experimentação’ para o público escolar e a estreia da oficina de escrita criativa ‘Re[EDU]: Opera’, em parceria com a Sinfonietta de Braga e a CERCI Braga.

Apesar de ter como base o gnration, o Circuito assume-se como um projeto para toda a cidade, estabelecendo pontes com diferentes instituições e espaços culturais. “O circuito sempre foi pensado como um programa que cria relações com outros espaços da cidade”, afirma Sara Borges, responsável pela programação.