‘No Stress Braga’: Projeto pioneiro de saúde mental quer chegar a 2.000 crianças até 2028

Iniciativa da Casa de Saúde das Irmãs Hospitaleiras de Braga aposta em prevenção e intervenção precoce nos contextos escolar e familiar

O projeto ‘No Stress Braga’, uma iniciativa da Casa de Saúde das Irmãs Hospitaleiras de Braga (IHB), está a revolucionar a forma como a saúde mental é trabalhada nas escolas do concelho. Criado em 2022, o programa tem como missão prevenir, promover e intervir na saúde mental de crianças, envolvendo ativamente pais, professores e educadores.

Com o apoio da Portugal Inovação Social e da Câmara Municipal de Braga, o projeto traçou uma meta ambiciosa: abranger 70 turmas, correspondentes a 2.000 crianças, até ao ano letivo 2027/2028.

“A grande mais-valia do projeto está na intervenção multicontextual, multidimensional e na resposta imediata”, explica Sara Barbosa, coordenadora do programa.

A intervenção inicia-se com questionários dirigidos a alunos, pais e professores, seguidos de formações específicas para os docentes. As sessões de intervenção são realizadas durante o horário letivo, garantindo elevada taxa de participação e impacto direto no ambiente escolar.

Segundo Sara Barbosa, o contexto escolar “permite trabalhar a criança, o grupo de pares e o professor”, tornando a intervenção mais eficaz e holística.


Intervenção além da prevenção

Embora assente em ações preventivas, o projeto também responde a situações clínicas identificadas. Este ano, prevê-se a atribuição de 600 bolsas de consultas de psicologia, garantindo apoio especializado a crianças com sofrimento psicológico, alterações comportamentais ou vulnerabilidade social.

“Cuidar da saúde mental das crianças devia ser uma prioridade política. São os adultos de amanhã”, defende Patricio Ferreira, diretor clínico da IHB.


Expansão nacional? “Um passo de cada vez”

A vereadora da Educação de Braga, Carla Sepúlveda, considera que o projeto tem potencial para ser replicado a nível nacional, sublinhando, no entanto, a importância de “dar pequenos passos e consolidar o modelo localmente”.

A escolha das turmas a intervir dá prioridade a crianças em contextos de migração, meios socioeconómicos desfavorecidos ou que apresentem indicadores de risco emocional e social.

O ‘No Stress Braga’ é apontado como um modelo inovador de literacia emocional, intervenção precoce e construção de ambientes escolares mais saudáveis, sendo já considerado referência no panorama nacional de saúde mental infantojuvenil.