Candidato da coligação “Juntos por Guimarães” alerta para consequências graves nas atividades de associações amadoras
O candidato à presidência da Câmara Municipal de Guimarães pela coligação Juntos por Guimarães, Ricardo Araújo, condenou publicamente os atrasos nos pagamentos dos apoios municipais regulares aos clubes e instituições desportivas do concelho.
Durante a última reunião do executivo municipal, o também presidente do PSD-Guimarães e vereador da oposição levou à discussão a preocupação manifestada por “muitos dirigentes desportivos”, classificando a situação como “inaceitável”.
“Considero inaceitável que a Câmara de Guimarães não esteja a cumprir os prazos de atribuição e pagamento dos apoios aos clubes e às instituições desportivas do concelho”, afirmou Ricardo Araújo, sublinhando que se trata de apoios ordinários, “regulares e anuais”, cuja atribuição o município “sabe e tem obrigação de prever”.
O vereador denunciou ainda que os atrasos “já são consideráveis” e estão a causar “graves dificuldades às instituições e às pessoas que servem”. Segundo o candidato, estes apoios deveriam já ter sido aprovados, atribuídos e pagos, mas continuam por regularizar.
Ricardo Araújo reforçou que, na sua maioria, se trata de associações amadoras, com trabalho voluntário, que enfrentam enormes desafios na sua gestão diária e “prestam um serviço de enorme valor à comunidade”, nomeadamente na promoção da prática desportiva e na ocupação saudável dos jovens.
Face à justificação apresentada pela maioria socialista de que os atrasos se devem a dificuldades de cabimentação orçamental, Ricardo Araújo apontou o dedo à gestão política do executivo.
“Estamos em ano de eleições e depois o dinheiro não chega para tudo. E, portanto, não conseguem sequer cabimentar aquilo que são os apoios regulares”, criticou, deixando implícito que a má gestão de prioridades orçamentais poderá estar na origem do problema.
A coligação Juntos por Guimarães, liderada por Ricardo Araújo, promete dar prioridade ao desporto local e garantir “previsibilidade, respeito e rigor” no relacionamento entre o município e os agentes desportivos, caso vença as próximas eleições autárquicas.