Médio do SC Braga antevê duelo com o Cluj e fala da sua forma, do grupo e da dor pela perda de Jorge Costa
Na antevisão ao encontro entre CFR Cluj e SC Braga, a contar para a primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, João Moutinho destacou a exigência do jogo e partilhou um momento de reflexão pessoal, num discurso marcado pela lucidez e pela emoção.
“Antes de mais, deixo as minhas condolências, e também em nome do grupo, à família e à nação portista pela morte do Jorge Costa. Sei que estão a sofrer. Partir cedo demais é o que custa. Está a ser difícil, nada disto é fácil.”
Quanto ao jogo de quinta-feira, agendado para as 17h30 na Roménia, Moutinho antevê dificuldades frente a uma equipa mais rodada:
“Vai ser um jogo difícil, o Cluj tem mais jogos nas pernas e está bem fisicamente. Já ultrapassou duas eliminatórias e sabemos que aposta em seguir em frente. Mas temos vindo a preparar-nos bem. Queremos sair com uma vitória, mesmo reconhecendo que é uma eliminatória a duas mãos.”
O internacional português alertou que a diferença de ritmo poderá ser um fator, mas não o único:
“Sentimos um pouco essa diferença frente ao Levski, mas o Cluj também tem qualidade. Temos de fazer o nosso jogo, ter paciência e privilegiar a posse de bola para nos impormos.”
Sobre a evolução do grupo, Moutinho reconheceu que cada dia de trabalho é essencial para consolidar as ideias do novo treinador, Carlos Vicens:
“Cada dia faz diferença. Estamos melhores. Claro que uma semana de trabalho ajuda, mas temos de ser rápidos a atingir a forma ideal. Há menos tempo para treinar, mas temos de aproveitar tudo.”
O médio de 38 anos falou ainda sobre o seu papel na equipa, afastando qualquer ideia de despedida iminente:
“Sinto-me bem. Quando achar que não me sinto, serei o primeiro a pôr um ponto final. Felizmente, estou a conseguir dar o meu contributo. Todos somos importantes. Isso ficou demonstrado no jogo anterior.”
Ainda a lidar com a perda de um amigo de longa data – cuja identidade não mencionou – Moutinho mostrou a sua maturidade emocional:
“São questões que, infelizmente, acontecem. Temos de nos focar no que temos pela frente, dar o melhor e ajudar as famílias a superarem a tristeza. Vai tocar a todos, mas custa muito.”
O SC Braga enfrenta o CFR Cluj esta quinta-feira, fora de portas, com o objetivo de regressar a Portugal em vantagem para a segunda mão da eliminatória europeia.































