Candidato da coligação PSD/CDS critica “mentiras e demagogia barata” do líder da Iniciativa Liberal nas Autárquicas 2025.

A coligação Juntos por Braga (PSD/CDS), liderada por João Rodrigues, subiu hoje o tom contra Rui Rocha, candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Braga, acusando-o de estar na corrida autárquica apenas para tentar “reabilitar-se politicamente” depois de ter sido afastado da liderança nacional do partido.

“Depois de ter sido corrido da liderança nacional, na sequência de uma pesada derrota eleitoral, Rui Rocha escolheu Braga para tentar reabilitar-se. Mas ao invés de mostrar seriedade e respeito, escolheu a mentira e a demagogia barata”, acusou a candidatura, em comunicado enviado às redações.

A coligação afirma que o candidato liberal erra “se pensa que pode brincar à política como se estivesse num recreio”, frisando que “os bracarenses não aceitam ser tratados com condescendência nem são cidadãos menos exigentes”.

Críticas sobre apoios ao desporto

A contestação centra-se nas declarações de Rui Rocha sobre os apoios municipais aos clubes desportivos, classificadas como “falsas e irresponsáveis”.

“Revelam não só desconhecimento, mas também uma forma leviana de fazer política que insulta os bracarenses”, acrescenta o comunicado. A candidatura recorda que “existem regras claras, públicas e transparentes” aplicadas a todos os clubes, e acusa o candidato liberal de “mentir deliberadamente”.

João Rodrigues destacou ainda o trabalho desenvolvido pela vereadora Sameiro Araújo, responsável pela pasta do desporto nos últimos 12 anos, a quem descreveu como “respeitada, experiente e reconhecida pela sua seriedade”. “Mesmo quem diverge noutras áreas reconhece os avanços no desporto em Braga. Até seria recomendável que Rui Rocha aceitasse umas aulas com Sameiro Araújo. Talvez aprendesse que, tal como no atletismo, a política exige seriedade, preparação e respeito, qualidades que ele deixou em Lisboa quando foi afastado”, ironizou.

Caso Braga Rugby em destaque

A coligação apontou ainda o exemplo do Braga Rugby para rebater as acusações de falta de apoio.

“Nas últimas cinco épocas, o clube recebeu 54 mil euros em apoios à formação desportiva, a que se somam mais de 400 mil euros de investimento municipal no Campo da Caseta, hoje apto a receber jogos graças ao apoio da Câmara. Rui Rocha sabe disto, mas mesmo assim mentiu”, sublinha a nota.

Para a candidatura, ao proferir “falsidades”, o candidato da IL não ataca apenas a autarquia, mas também “dirigentes, atletas e famílias que se dedicam ao desporto”.

“O desporto de Braga é um orgulho dos bracarenses e não será diminuído pela irresponsabilidade e pela mentira de quem foi derrotado na política nacional e agora tenta sobreviver à custa da nossa cidade”, conclui o comunicado da coligação Juntos por Braga.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here