Projeto prevê relocalização do bar Nova, novos percursos pedonais, zonas verdes e melhoria da mobilidade.

O Município de Braga vai votar, na próxima sexta-feira, em reunião do Executivo, a proposta de abertura do concurso público para a obra de reabilitação da Praça Conde de Agrolongo (Campo da Vinha), no valor de 3,488 milhões de euros.

Segundo explicou a vereadora dos Espaços Públicos, Olga Pereira, o projeto mantém a relocalização do bar Nova para libertar o centro da praça e prevê também a retirada do parque infantil, considerado um obstáculo à ligação visual e pedonal entre as principais ruas que desembocam da zona histórica.

A intervenção contempla um novo desenho para toda a praça, com percursos pedonais renovados, novas zonas de estar e jardins, além do reperfilamento das vias, que passarão a ter circulação mista para transportes públicos e automóveis.

Classificada como Zona Geral de Proteção a Imóveis Classificados, a obra obteve parecer favorável da CCDR Norte.

A empreitada será financiada em 2,7 milhões de euros pelo programa europeu NORTE2030, ficando os restantes 785 mil euros a cargo da Câmara.

De acordo com a autarquia, o objetivo é melhorar as condições de fruição da praça, hoje marcada por problemas de segurança e mobilidade, criando zonas de coexistência que reforcem a ligação pedonal ao Convento do Pópulo e às ruas adjacentes, promovendo também a acessibilidade ao Mercado Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here