Braga estreia-se com vitória frente ao Feyenoord na Liga Europa

Golo solitário de Fran Navarro, já perto do final, garante três pontos aos minhotos na primeira jornada da fase de liga.

O SC Braga iniciou da melhor forma a sua campanha na fase de liga da Liga Europa, ao vencer esta quinta-feira o Feyenoord por 1-0, no Estádio Municipal de Braga. O triunfo foi selado por Fran Navarro, que saiu do banco para assinar o único golo do encontro, aos 79 minutos.

Depois de quatro jogos sem vencer no campeonato, os arsenalistas regressaram às vitórias frente a um adversário de peso, quebrando um ciclo negativo que já se prolongava há quase um mês – desde o triunfo sobre o Lincoln, no ‘play-off’ europeu.

O técnico Carlos Vicens voltou a apostar no esquema de três centrais (3x4x3), promovendo as entradas de Arrey-Mbi, Moscardo e El Ouazzani no onze inicial. Do lado neerlandês, Robin van Persie operou sete mudanças, com destaque para a titularidade do português Gonçalo Borges.

O início da partida foi dominado pelo Feyenoord, que criou a primeira grande oportunidade por Smal (13’), mas encontrou Hornicek atento. O Braga respondeu já perto do intervalo, quando Ricardo Horta esteve muito perto do golo com um remate cruzado (45+1’).

Na segunda parte, os minhotos assumiram maior protagonismo. El Ouazzani desperdiçou uma ocasião clara aos 55 minutos, mas a entrada de Fran Navarro e Gorby deu nova vida à equipa. O avançado espanhol acabaria por decidir o encontro, desviando ao primeiro poste um cruzamento perfeito de Leonardo Lelo, com a bola a bater ainda no ferro antes de entrar.

Com este triunfo, o SC Braga soma os primeiros três pontos na fase de liga da Liga Europa, ganhando confiança para os próximos desafios, tanto na frente europeia como na recuperação no campeonato.

Declarações de Carlos Vicens, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-0) sobre o Feyenoord no primeiro jogo da fase de liga da Liga Europa: 

«Foi uma vitória importante para seguir com confiança no processo. No sábado já tínhamos demonstrado uma versão mais competitiva, mais unida e com espírito de sacrifício, mas por falta de sorte não conseguimos vencer.  A equipa esteve unida, com sacrifício, e trabalhadora, mas também muito ambiciosa. Sabíamos que vínhamos de um esforço grande depois da partida de sábado, por tudo o que esse jogo representa, e a equipa mostrou-se muito forte. Tem de ser a cara quer temos de mostrar a cada partida».

[Vitória traz confiança?] «Quando tens jogos em que, apesar de bons processos e de estar perto da vitória, não consegues o asserto necessário em ambas as áreas, acaba por vir uma partida em que muda; foi o caso. É importante para aumentar a confiança da equipa. Numa partida tão equivalente conseguimos o golo, a equipa foi competitiva, e esperamos que se mantenha para os próximos jogos. Tivemos o nível necessário de energia, estou satisfeito, aumenta a confiança da equipa».

[Três centrais e volta a não sofrer golos. Relacionado?] «O esquema é muito similar, o perfil dos jogadores muda, se vires o jogo de sábado o perfil dos jogadores era diferente, mas a equipa rival não criou muitos lances de perigo. Marcou um golo num remate de fora da área, pode acontecer. Está mais relacionado com o esforço coletivo, a responsabilidade de todos os jogadores foi excelente. Olho para o sucesso defensivo como algo coletivo, esforço de todos».

[Surpreendido com as muitas mudanças do Feyenoord?] «Vinham de jogar domingo, nas últimas partidas utilizaram muito os mesmos jogadores. Não sabíamos que jogadores utilizariam, tinham jogadores a regressar de lesão, mas os que jogaram tiveram um nível muito alto, como sabíamos que é o nível da equipa».

[O que mudou ao intervalo para o Braga melhorar?] «Ajustamos um detalhe de posicionamento na segunda parte. Falámos ao intervalo que havia espaços que não estávamos a aproveitar. Não é fácil tomar decisões em milésimos de segundo para encontrar os espaços que existem. Mas, mostrámos aos jogadores, com vídeos ao intervalo, mostrámos os espaços. Necessitámos de um esforço coletivo imenso, ajustando alguns detalhes, a equipa seguiu o plano de jogo para maximizar as possibilidades de vencer o jogo».

Declarações de Van Persie, treinador do Feyenoord, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (1-0) frente ao Sp. Braga no primeiro jogo da fase de liga da Liga Europa: 

«Nunca é bom perder um jogo, considero que fizemos o suficiente para não perder o jogo. Não fizemos o suficiente esta noite, especialmente no plano ofensivo. Na minha opinião o empate era o resultado mais justo, mas já sabemos que o futebol se define nos detalhes e em momentos. Nós não estivemos ao nosso nível, o Braga fez um bom jogo e acabou por vencer».

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Feyenoord, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Fran Navarro, 79 minutos.

Equipas:

– SC Braga: Hornicek, Lagerbielke, Niakaté (Vitor Carvalho, 81), Arrey-Mbi, Victor Gómez, Moscardo, João Moutinho (Gorby, 62), Lelo, Zalazar (Diego Rodrigues, 71), Ricardo Horta (Pau Victor, 71) e El Ouazzani (Fran Navarro, 62).

(Suplentes: Tiago Sá, Bellaarouch, Yanis da Rocha, Vítor Carvalho, Gorby, Diego, João Aragão, Grillitsch, João Marques, Gabri Martínez, Pau Victor e Fran Navarro).

Treinador: Carlos Vicens.

– Feyenoord: Timon Wellenreuther, Bart Nieuwkoop (Jordan Lotomba, 73), Anel Ahmedhodzic, Malcolm Jeng (Tsuyoshi Watanabe, 62), Gijs Smal, Oussama Targhalline, Sem Steijn, Quinten Timber (Luciano Valente, 46), Gonçalo Borges, Gaoussou Diarra (Anis Hadj Moussa, 80) e Casper Tengstedt (Cyle Larin, 62).

(Suplentes: Justin Bijlow [GR], Liam Bossin [GR], Tsuyoshi Watanabe, Inbeom Hwang, Cyle Larin, Jordan Bos, Anis Hadj Moussa, Jordan Lotomba, Aymen Sliti, Jaden Slory, Luciano Valente e Jan Plug).

Treinador: Robin van Persie.

Árbitro: Nikola Dabanovic (Montenegro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Oussama Targhalline (69), Luciano Valente (76) e Victor Gómez (90+1)

Assistência: 12.769 espetadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here