Sameiro Araújo preside ao grupo que reúne dirigentes, empresários, académicos, atletas e cidadãos, refletindo o apoio transversal à candidatura “Juntos por Braga”.
A candidatura de João Rodrigues à presidência da Câmara Municipal de Braga apresentou a sua Comissão de Honra, composta por mais de 500 personalidades do concelho, que a coligação “Juntos por Braga” considera ser “símbolo de mobilização, diversidade e confiança” no projeto liderado pelo atual vereador e candidato à autarquia.
A presidência da Comissão foi confiada a Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga, professora e treinadora de atletismo reconhecida pela formação de vários atletas olímpicos. Para a coligação, a sua liderança “expressa a ligação entre serviço público, educação e desporto” e representa “um compromisso com uma gestão próxima, exigente e orientada para resultados”.
Nomes de destaque no apoio à candidatura
O vasto leque de personalidades que integram a Comissão de Honra envolve representantes de diversas áreas da sociedade bracarense. Entre os nomes destacados estão:
- António Salvador, presidente do SC Braga;
- José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e do Mar;
- Teresa Ruão, pró-reitora da Universidade do Minho;
- Américo Afonso, presidente da ULS Braga e professor catedrático da Universidade do Porto;
- Mariana Machado, atleta olímpica;
- Comendador Fernando Torres, empresário;
- Pedro Fraga, empresário;
- Céu Ameixinha, enfermeira;
- Vera Vaz, diretora executiva da CERCI Braga;
- Filipe Cunha, maestro;
- Lucinda Vilaverde, dirigente social do Instituto Novais e Sousa.
Além destas figuras, a Comissão integra também empresários, médicos, professores, dirigentes associativos, representantes de instituições sociais e culturais, profissionais liberais e cidadãos de várias idades, oriundos de todas as freguesias do concelho.
João Rodrigues: “Um projeto coletivo e não de partido”
Para João Rodrigues, a aceitação de Sameiro Araújo para liderar a Comissão é “motivo de grande orgulho e uma demonstração clara da confiança, da seriedade e da responsabilidade que marcam este projeto coletivo”.
“Este não é um projeto de uma pessoa nem de um partido, mas de uma cidade inteira. São mais de 500 vozes unidas na certeza de que Braga deve continuar a afirmar-se como cidade líder, dinâmica e inclusiva”, afirmou o candidato.
Segundo a candidatura, as razões que levam centenas de cidadãos a associarem-se passam pela convicção de que Braga deve “prosseguir o caminho de progresso dos últimos anos”, reforçando a sua posição entre as cidades mais dinâmicas do país e com melhor qualidade de vida. A nota de imprensa acrescenta ainda que os próximos quatro anos serão decisivos para “acelerar a inovação, a prosperidade e o desenvolvimento sustentável”, confiando que João Rodrigues “reúne as condições políticas e pessoais para liderar Braga com uma gestão eficiente, inclusiva e visionária”.
Com esta apresentação, a candidatura da coligação “Juntos por Braga” pretende mostrar que o apoio ao seu projeto “ultrapassa fronteiras partidárias e é reflexo da pluralidade e riqueza do concelho”.