Documento com 40 propostas visa integrar medidas de mobilidade sustentável nos programas eleitorais
A Associação Braga Ciclável apresentou esta segunda-feira à candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Braga o Manifesto 40-24, documento que reúne 40 propostas a implementar nos próximos 24 meses, com o objetivo de promover uma mobilidade urbana mais sustentável, privilegiando meios ativos de transporte, como a bicicleta.
Durante o encontro, discutiram-se temas como a insegurança nas ruas e avenidas, a necessidade de medidas de acalmia de tráfego e a criação de uma rede ciclável segura e confortável. A associação destacou ainda a importância de requalificar avenidas principais e o eixo BragaParque–Minho Center, transformando-os em espaços que favoreçam peões, ciclistas e transporte público, bem como a criação de uma estação multimodal semelhante à de Campanhã, no Porto.
Segundo a Braga Ciclável, o Bloco de Esquerda demonstrou abertura para considerar as propostas, sublinhando a convergência com os eixos defendidos pela associação: mais segurança rodoviária, melhores condições para peões e ciclistas e reforço do transporte público na cidade.