A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) assinala esta quarta-feira o seu 25.º aniversário, numa cerimónia que decorrerá no auditório Zulmira Simões, no campus de Gualtar, em Braga, a partir das 10h00, e que poderá também ser acompanhada em direto no YouTube.
A sessão solene contará com as intervenções do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da Escola de Medicina, Jorge Correia Pinto.
Antes dos discursos, está previsto um momento de reconhecimento aos recém-graduados, uma mensagem dirigida aos alunos e a atribuição de distinções anuais a investigadores, docentes, técnicos e estudantes que se tenham destacado pelo seu percurso académico e profissional.
Os momentos musicais estarão a cargo de um quarteto de alunos do Departamento de Música da UMinho e, no corte do bolo de aniversário, da Tuna de Medicina da Universidade do Minho. O Núcleo de Estudantes de Medicina (NEMUM) assinala igualmente o seu 22.º aniversário, com uma exposição na sala de convívio e diversas atividades comemorativas.
A Escola de Medicina da UMinho é hoje considerada uma “referência nacional e internacional” na área da formação médica e da investigação. Integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS).
Entre os marcos mais relevantes do seu percurso, a instituição destaca o “novo currículo formativo, mais flexível e autónomo, para preparar os médicos do futuro”, bem como “a qualidade e diversidade dos programas académicos”, que incluem parcerias com universidades norte-americanas como Columbia e Thomas Jefferson.
A EMUM sublinha ainda a afirmação da sua investigação em vários projetos internacionais de I&D, a realização de cerca de um terço dos ensaios clínicos em Portugal e as distinções nacionais e internacionais conquistadas, entre as quais os certificados Orpheus pela excelência dos doutoramentos e Aspire pelo ensino e envolvimento dos estudantes.
Com um percurso de 25 anos, a Escola de Medicina da Universidade do Minho consolida-se como uma das principais instituições de ensino médico do país, reconhecida pela inovação, qualidade científica e forte ligação à comunidade.
