Hugo Soares responde a Rui Rocha: “Quem não manda em Braga são os renegados de Lisboa”

Líder parlamentar do PSD reage às críticas do candidato liberal e recorda antigas declarações de Rui Rocha sobre João Rodrigues

O secretário-geral e líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, respondeu esta sexta-feira às declarações de Rui Rocha, candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Braga, que o acusou de querer “controlar” a cidade e de ser um dos “donos disto tudo”.

Em declarações a O MINHO, o dirigente social-democrata reagiu de forma contundente:

“Não conhece mesmo Braga. Se conhecesse, sabia que o tempo de Braga ter donos já acabou há muito. É preciso dizer ao dr. Rui Rocha que quem não manda em Braga são certamente os renegados de Lisboa.”

As declarações surgem depois de Rui Rocha, durante um jantar-comício com a presença da líder liberal Mariana Leitão, ter afirmado que a sua candidatura visa “derrotar os donos disto tudo”, numa alusão ao poder que, segundo o liberal, o PSD mantém na autarquia.

“Braga não tem dono, os donos de Braga são os bracarenses”, afirmou na ocasião Rui Rocha.

Em resposta, Hugo Soares recordou que, quando Rui Rocha liderava a IL, chegou a defender uma coligação com o PSD em Braga.

“Recordo os tempos em que Rui Rocha era líder da IL e me disse pessoalmente que, por ele, havia coligação em Braga, porque o dr. João Rodrigues era de longe o melhor candidato. Mas esses eram os tempos em que Rui Rocha ainda não amava Braga. Só sonhava ser ministro de Luís Montenegro”, ironizou o social-democrata.

Numa nota final, o líder parlamentar deixou ainda uma farpa em tom mais descontraído:

“Desejo ao dr. Rui Rocha que aproveite de facto a campanha para conhecer Braga e os nossos restaurantes. Até há um mês atrás só conhecia bem o Gambrinus.”

As eleições autárquicas de 2025 realizam-se no próximo domingo, com João Rodrigues a liderar a coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM) e Rui Rocha a concorrer pela Iniciativa Liberal, entre outros nove candidatos à presidência da Câmara Municipal de Braga.