Líder da Iniciativa Liberal leva “boas propostas para Guimarães” ao mercado municipal

Mariana Leitão faz balanço positivo da primeira campanha como líder e promete tirar ilações dos resultados eleitorais

A líder da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, visitou esta sexta-feira o mercado municipal de Guimarães, no último dia de campanha para as eleições autárquicas, onde destacou a proximidade com os eleitores e o entusiasmo vivido durante a sua primeira campanha eleitoral como líder partidária.

“Senti-me muito à vontade, gostei muito de fazer esta campanha, de estar na rua e de falar com as pessoas. Foi algo que me deixou muito satisfeita”, afirmou Mariana Leitão, sublinhando a importância do contacto direto com os cidadãos.

Eleita líder da IL há apenas três meses, Mariana Leitão reconhece que ainda está a ganhar notoriedade junto do público, mas considera que a mensagem liberal está a consolidar-se.

“É normal que uma líder eleita há pouco tempo ainda não seja muito conhecida na rua, mas noto que cada vez mais pessoas reconhecem a Iniciativa Liberal, conhecem as nossas ideias e identificam-se com elas”, referiu.

A dirigente reafirmou o objetivo de triplicar o número de eleitos em relação às autárquicas de 2021 — cerca de 90 — e de garantir a presença de vereadores capazes de implementar políticas liberais nos municípios.

“Queremos ter vereadores que façam a diferença na vida das pessoas, implementando políticas que se traduzam em melhores condições de vida. Caso o objetivo não seja atingido, tirarei sempre ilações, sejam elas positivas ou negativas, para perceber onde podemos melhorar e ir mais ao encontro das necessidades dos cidadãos”, assegurou.

Durante a visita ao mercado vimaranense, Mariana Leitão foi recebida com curiosidade e simpatia pelos comerciantes e visitantes. Entre canetas e folhetos, a líder liberal distribuiu sorrisos, ouviu críticas e até fez algumas compras.

Num momento mais descontraído, recebeu um ramo de flores azuis, oferecido por um florista que confessou tê-las pintado propositadamente para a ocasião.

“São azulinhas, da nossa cor?”, perguntou Mariana Leitão, entre risos, ao agradecer o gesto.

Entre conversas com os vendedores, houve também espaço para trocas bem-humoradas. Uma comerciante de caldo verde queixou-se: “Vocês não compram nada.”
Ao que a líder liberal respondeu prontamente: “Posso comprar um bocadinho de couve. É capaz de ser a minha sopa preferida.”

Mais à frente, cumpriu a promessa e comprou maçãs de um produtor local, reforçando a ideia de proximidade às pessoas e aos produtos regionais.

“Pode comer isto que não tem produto”, garantiu o vendedor. “Dê-me lá umas maçãzinhas. Seis chega, até porque estou fora de casa e não tenho grandes condições de armazenamento”, respondeu Mariana Leitão com humor.

A visita terminou entre risos e pedidos de mais canetas e folhetos, com a líder liberal a apelar:

“Leiam o folheto, tem boas propostas para Guimarães.”

A Iniciativa Liberal, que concorre em vários concelhos do distrito de Braga, quer reforçar a sua presença autárquica e consolidar-se como uma força política capaz de propor soluções liberais locais, centradas na eficiência, transparência e liberdade de escolha.