Filme de animação inspirado em lenda de Viana do Castelo promete conquistar o mundo

Com um investimento de 15 milhões de euros, “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro” é a produção de animação mais cara de sempre em Portugal e estreia em 2026.

O produtor Rui Miranda, cofundador da Watermelon Productions, acredita que “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro” será um sucesso global. Inspirada na lenda que deu origem ao nome de Viana do Castelo, a longa-metragem de animação em 3D representa um investimento total de 15 milhões de euros, tornando-se a produção cinematográfica mais cara de sempre em Portugal.

“Tenho a certeza que vai ser um sucesso, porque foi um filme feito com os ingredientes necessários: uma história fantástica, muito bem escrita e desenvolvida, que vai atrair famílias e crianças”, afirmou o produtor à agência Lusa, a partir dos Estados Unidos, onde reside.

A obra será apresentada pela primeira vez na próxima quinta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. O filme estará concluído em março de 2026, com antestreia prevista para o verão do mesmo ano, também em Viana.

Segundo Rui Miranda, o projeto combina “uma história de amor, diversão e ação”, num formato musical com banda sonora de Simon Wadsworth. “A componente musical é essencial para o público infantil, e quisemos criar algo com o nível de qualidade da Disney”, destacou.

A produção, iniciada em janeiro de 2022, resulta de um trabalho de cinco anos do realizador Rodrigo Carvalho, que assina o argumento juntamente com João Ramos e Henrique Silva.

O filme conta com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e do Turismo Porto e Norte de Portugal, que financiarão a estreia oficial na cidade.

“Não se trata apenas de contar uma história local, mas uma narrativa universal, que fala de amor, coragem e generosidade — valores que ultrapassam fronteiras”, sublinhou Rui Miranda. “Assim como Frozen se inspirou num conto norueguês, quisemos transformar uma lenda minhota num filme com dimensão global.”

Evento revelação em Viana

O “evento revelação” de quinta-feira, às 17h30, contará com a presença dos atores Pêpê Rapazote, Mário Redondo e Diogo Carriço, e com participações em vídeo de Melânia Gomes e Daniela Melchior.

Durante a sessão, serão apresentados detalhes da produção, o processo criativo e as referências culturais do Minho que inspiraram o design, os trajes e a filigrana representados na animação.

Uma história de amor e coragem

No centro da narrativa está Ana, uma jovem de Viana do Castelo, que se apaixona por Thomas, um humilde artesão. O pai de Ana proíbe o romance, exigindo que qualquer pretendente da filha produza uma joia que demonstre nobreza. Desafiando convenções, o casal e as mulheres de Viana unem-se, através da arte da filigrana, para provar que o amor é uma força transformadora capaz de vencer todas as barreiras.

A distribuição em Portugal será feita pela NOS Lusomundo, estando também em negociação a distribuição para Espanha. Nos Estados Unidos e no resto do mundo, o filme será lançado pela empresa que foi proprietária da Paramount.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here