Autarca de Braga exige esclarecimentos sobre autocarros chineses dos TUB

João Rodrigues quer apurar alegadas falhas de cibersegurança em veículos da Yutong que podem ser controlados remotamente

O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, manifestou preocupação com os 35 autocarros elétricos encomendados pela Transportes Urbanos de Braga (TUB) ao fabricante chinês Yutong, após notícias que apontam para possíveis falhas de cibersegurança e controlo remoto a partir da China.

“Se se viesse a verificar que isso estava a acontecer, era muito grave. Não andamos aqui a brincar, é preciso saber o que se passa e eu vou saber o que se passa”, afirmou o autarca, durante a reunião do executivo municipal desta segunda-feira.

A questão foi levantada pelo vereador da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, que alertou para preocupações semelhantes já registadas em países como Noruega e Dinamarca, onde estão a ser tomadas medidas para isolar a informação transmitida pelos veículos.

Em causa está a presença de um cartão SIM nos autocarros, que poderá permitir ao fabricante aceder remotamente aos sistemas dos veículos, com potencial para imobilizar os autocarros ou até trancar os passageiros no seu interior.

Rui Rocha questionou se está previsto algum procedimento técnico de vistoria antes da entrada em operação dos veículos. Em resposta, João Rodrigues revelou que tem agendada uma reunião com a administração dos TUB para esta terça-feira, com o objetivo de analisar a situação em detalhe.