Vicens exige “mentalidade fria” do SC Braga para vencer no terreno do AVS

Treinador quer equipa focada e intensa na 20.ª jornada da I Liga, apesar do bom momento europeu e interno

O treinador do SC Braga, Carlos Vicens, afirmou este sábado que a equipa minhota precisa de apresentar uma “mentalidade fria” para superar as dificuldades e vencer no terreno do AVS, na segunda-feira, em jogo da 20.ª jornada da I Liga.

Depois do apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, garantido com um empate a zero frente ao Go Ahead Eagles, nos Países Baixos, e da goleada por 5-0 ao Alverca para o campeonato, que colocou os bracarenses no quarto lugar, Vicens afastou qualquer ideia de facilitismo.

“Mal acabou o jogo nos Países Baixos, a mensagem foi clara: temos de enfrentar este jogo como todos os outros. Todas as equipas querem ganhar ao Braga e este não será diferente. Queremos lutar pela vitória do primeiro ao último minuto”, sublinhou.

O técnico espanhol recordou o empate a duas bolas cedido em Braga na primeira volta, alertando para as dificuldades criadas pelo adversário, apesar de o AVS ainda não ter vencido esta temporada no campeonato. Para isso, defendeu uma equipa emocionalmente estável e com intensidade elevada. “Precisamos de uma mentalidade fria e de uma energia acima do normal, para não nos deixarmos afetar por erros e continuar a insistir”, frisou.

Vicens destacou ainda a solidez defensiva dos minhotos, que não sofrem golos há quatro jogos consecutivos, como um dos pilares do bom momento da equipa. “Somos a terceira equipa da Liga em golos esperados. Nem sempre conseguimos o melhor acerto ofensivo, mas se a parte defensiva for alta ficamos mais perto de ganhar. A equipa está consciente de minimizar erros e maximizar o acerto”, explicou.

Com a pausa europeia durante o mês de fevereiro, o treinador salientou que o foco será exclusivo na I Liga, permitindo mais descanso e maior margem para trabalhar aspetos táticos. “Jogámos durante muitos meses de três em três dias e agora podemos treinar conteúdos que antes eram difíceis de desenvolver”, referiu.

Sobre o mercado de transferências, que encerra na noite de segunda-feira, Vicens mostrou-se satisfeito com os reforços Barisic, Tiknaz e Merheg, admitindo, ainda assim, que “no futebol tudo pode acontecer”, embora não exista urgência em novas entradas.

Quanto às saídas, comentou a transferência do jovem avançado Afonso Patrão para o Westerlo, considerando que foi um jogador valorizado internamente, mas condicionado pela forte concorrência no ataque. “Desejamos que tenha um futuro brilhante”, disse.

No plano clínico, Vítor Carvalho e Dorgeles estão em dúvida devido a fadiga muscular, enquanto Niakaté e El Ouazzani continuam indisponíveis por lesão.

O encontro entre SC Braga, quarto classificado com 33 pontos, e AVS, último com cinco, está marcado para as 18:45 de segunda-feira, no Estádio do Clube Desportivo das Aves, com arbitragem de Carlos Macedo, da associação de Braga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here