Minho volta a ficar sem ligação ferroviária a Lisboa devido ao mau tempo

Braga, Guimarães e Valença estão novamente sem ligação de Alfa Pendular e Intercidades a Lisboa, devido às condições meteorológicas adversas, anunciou esta terça-feira a CP – Comboios de Portugal. A suspensão afeta todos os comboios de longo curso na Linha do Norte e provoca ainda perturbações nas linhas da Beira Baixa, Beira Alta, Douro, Cascais, Oeste e nos Urbanos de Coimbra.

Segundo a CP, os serviços regionais continuam a operar em alguns troços da Linha do Norte, nomeadamente entre Entroncamento e Soure, Coimbra–Aveiro–Porto e Tomar–Lisboa. Na Beira Baixa, circulam apenas os regionais entre Castelo Branco e Guarda, enquanto na Beira Alta, o serviço Intercidades entre Coimbra B e Guarda é assegurado com material circulante diferente do habitual. A Linha do Douro permanece suspensa entre Régua e Pocinho, e há constrangimentos na Linha de Cascais, Linha do Oeste e na Concordância de Xabregas, entre Lisboa Santa Apolónia e a Bifurcação Chelas.

A Infraestruturas de Portugal (IP) explica que a suspensão resulta das últimas semanas de mau tempo, em particular das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram inundações, queda de árvores e detritos na via. As equipas da IP encontram-se no terreno a trabalhar para repor a circulação com segurança.

Desde 28 de janeiro, as tempestades provocaram a morte de 15 pessoas, centenas de feridos e desalojados, além de danos materiais significativos, incluindo destruição de casas e empresas, corte de estradas e serviços essenciais. O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro em 68 concelhos e anunciou medidas de apoio no valor de até 2,5 mil milhões de euros.

A CP recomenda aos passageiros que consultem o site oficial para informações sobre horários e alternativas de transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here