Ação em Espanha visa denunciar importações que alegadamente pressionam preços no setor leiteiro
Agricultores e produtores de gado da Galiza despejaram cerca de 15 mil litros de leite de um camião-cisterna proveniente de Vila do Conde, numa ação de protesto ocorrida na passada sexta-feira no município de Curtis, na Corunha, em Galiza.
Segundo a organização agrária Unións Agrarias, o leite tinha como destino uma unidade industrial em Teixeiro, sendo transportado por um camião da Prodística.
O protesto insere-se numa série de ações promovidas pela estrutura agrícola galega, que denuncia a entrada de leite proveniente de Portugal e França na região, alegando que estas importações contribuem para a descida dos preços pagos aos produtores locais.
Em comunicado, a Unións Agrarias critica o que considera ser uma prática recorrente por parte da indústria, acusando-a de, por um lado, assumir compromissos com o setor local e, por outro, recorrer à importação de leite mais barato, evitando a negociação coletiva e impondo condições desfavoráveis aos produtores.
A organização contesta ainda a posição das autoridades regionais, nomeadamente da Xunta da Galiza, que afirma não existirem indícios de uma entrada massiva de leite estrangeiro com impacto no mercado. Para os agricultores, a realidade no terreno demonstra o contrário, apontando para a presença constante de camiões cisterna junto às fábricas.
Os produtores garantem que vão continuar as ações de protesto, exigindo maior regulação do mercado e o cumprimento das regras da cadeia de abastecimento, de forma a proteger a sustentabilidade das explorações agrícolas locais.
https://www.facebook.com/UnionsAgrarias?ref=embed_video

































