Cerca de 230 mil euros é o valor que irá aumentar comparativamente ao ano passado. Uma subida justificada, em parte, com a Academia de Ginástica.

A Câmara de Guimarães aumentou em cerca de 230 mil euros o financiamento a atribuir, de Maio a Dezembro 2018, à Tempo Livre, comparativamente com o ano passado. A cooperativa que faz a gestão dos equipamentos desportivos de Guimarães, como o Multiusos, Piscinas Municipais ou Academia de Ginástica, irá receber cerca de 830 mil euros. O contrato-programa foi aprovado em reunião municipal e contou com abstenção da coligação Juntos por Guimarães.

Na sessão, o vereador Ricardo Araújo, do PSD, defendeu que, a haver um aumento do financiamento público ao desporto, deveria destinar-se aos clubes e instituições desportivas.

O vereador Ricardo Costa, responsável pelo pelouro do desporto, justificou o aumento das verbas com a Academia de Ginástica, que absorve cerca de 80 mil euros, com actividades de apoio a famílias, num projecto que promove o desporto nas escolas, que custará cerca de 100 mil euros. O restante montante deve-se a manutenções e necessidades de atualizações a alguns espaços.

Multiusos tem que reposicionar porque “nasceram outros equipamentos no Norte”

O vereador Ricardo Costa adiantou ainda que o Multiusos terá que se “reposicionar” devido ao aparecimento de outros equipamentos semelhantes no norte do país. “O Multiusos de Guimarães tem 16 anos e temos que perceber para onde temos que caminhar”.

O vereador referiu que, ainda que o espaço seja “muito importante para realização de eventos desportivos”, é também palco de certames culturais e científicos.  “Temos que fazer um update a este espaço. Durante a próxima semana, tenho algumas visitas agendadas a estes equipamentos para perceber qual o seu posicionamento actual e para onde queremos caminhar. Há outros equipamentos a nascerem no Norte e temos que perceber o que temos que fazer para nos reposicionarmos”, admitiu.