Bracarenses descobriram jardins históricos

Cerca de duas centenas de Bracarenses aceitaram o repto lançado pelo Município de Braga e caminharam à descoberta dos jardins históricos da Cidade, numa iniciativa que se realizou este Sábado, dia 14 de Abril.

A actividade, integrada no programa ‘À Descoberta de Braga’, teve como ponto de partida o Museu dos Biscainhos, onde se expõe uma das mais relevantes expressões do período barroco em Portugal, formado por labirintos de buxos, canavial, pomares, completados por fontes, pérgulas e outras obras de arte.

A visita prosseguiu no Jardim de Santa Bárbara, recriação barroca de meados do século XX, e no Museu Nogueira da Silva, onde se encontra um dos principais jardins urbanos bracarenses, salteado por pérgulas, fontes, esculturas e painéis de azulejos.

O maior destaque da tarde foi a passagem pelo jardim da Casa Grande de Cunha Reis, monumental edifício setecentista que marca a paisagem do Campo das Hortas, e que foi especialmente aberto para este roteiro, dado que se encontra vedado à fruição pública.

Esta visita guiada dá continuidade a um conjunto de acções que visam assinalar o Dia dos Monumentos e Sítios, celebrado anualmente a 18 de Abril, que este ano está subordinado ao tema “De geração em geração”. Além desta iniciativa, o Município de Braga promove, ao longo da próxima semana, a atividade ‘Era uma vez uma Cidade’ dirigida ao público escolar, oficinas temáticas, uma exposição patente nas Termas Romanas do Alto da Cividade, entre outras ações previstas.