Criativos das artes digitais reunidos em Barcelos

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, recebe, até ao fim de semana, um dos maiores eventos em jogos digitais. O GameDev Week afigura-se como um acontecimento sem igual em Portugal.

Pelo Politécnico estão a passar representantes de empresas como Ubisoft, Framestore, Double Negative, Beenox ou Treehouse Ninjas. Dito assim, só um número reduzido de pessoas perceberá do que se fala, mas ao explicar-se que estas produtoras estiveram envolvidas em filmes, séries ou vídeo jogos como “Guerra dos Tronos”, “Harry Potter”, “Guardiões da Galáxia”, “Vingadores” ou “Guerra das Estrelas”, a conversa muda logo de figura.

Participam na criação dos efeitos visuais a que a ninguém é indiferente. “Estamos a criar este evento para que estes produtores sejam uma inspiração para os alunos”, explicou ao JN o docente António Teixeira, responsável pela ideia arrojada de juntar num só espaço criativos das várias partes do mundo das artes digitais.

Os produtores não revelam propriamente o que andam à procura por cá. No ainda muito curto espaço de produção nacional, falam apenas na qualidade, na interação com o espetador e nos efeitos visuais.

Chris Bruin, da canadiana Beenox, veio até Barcelos falar da sua experiência em jogos como “Call of Duty” ou “Skylanders”, mas, acima de tudo, fala de um evento que serve para “manter os alunos motivados para os jogos e os efeitos visuais”. Criar contactos para eventuais recrutamentos é outro do propósitos de Chris Bruin, que espera levar para o Canadá boas referências. “Pelo que vejo, eles têm capacidade para chegar longe e os laboratórios que o IPCA disponibiliza são muito avançados”.

Ao longo de uma semana, passam pelo IPCA cerca de uma centena de estudantes não só do Politécnico barcelense, mas também de outras escolas nacionais e até da vizinha Espanha, para ouvir falar perto de vintena e meia de oradores, a maioria internacionais