Festas da Cidade e Gualterianas com programa recheado entre os dias 3 e 6 de agosto

Marcha Gualteriana sai uma hora mais cedo, no dia 6 de agosto. Concertos de Blind Zero (3 de agosto) e Agir (4 de agosto), na Praça da Plataforma das Artes, são alguns dos destaques.

As Festas das Gualterianas afirmam-se como as festas do concelho de Guimarães. O programa deste ano estende-se entre os dias 3 e 6 de agosto, anunciado esta segunda-feira em conferência de imprensa. Pela primeira vez, a Marcha Gualteriana terá início às 22h00 (uma hora mais cedo que o habitual), na segunda-feira (6 de agosto). Esta alteração vai ao encontro de senso comum, no sentido de ajustar o horário às famílias para assistirem a esta marcha já enraizada nas tradições vimaranenses.

“Queremos que as Gualterianas sejam as Festas do Concelho. É uma festa do povo, temos de manter as raízes e tradição, mas também introduzir elementos contemporâneos e inovadores”, realçou o Presidente da Câmara Municipal na conferência que decorreu na Associação Artística da Marcha Gualteriana. “Esta inovação deve acontecer através da envolvência das entidades ou associações culturais, sendo uma oportunidade para aumentar a participação dos números vivos nesta marcha”, vincou.

Domingos Bragança mencionou, ainda, a intenção de “preencher” o espaço físico por onde se estende a programação das Festas Gualterianas, desde a Plataforma das Artes, passando pela Igreja de S. Francisco, Igreja de S. Gualter até à zona do teleférico.

A apresentação do programa das Festas da Cidade e Gualterianas, além do Presidente da Câmara Municipal, contou com as presenças da Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, do Presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana, José Fontes e ainda Adriana Tavares em representação da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG).

O programa deste ano está recheado, com várias iniciativas a decorrer entre os dias 3 e 6 de agosto, acompanhado por atividades paralelas como a exposição “Da Muralha”, no GuimarãesShopping e ainda Visitas Orientadas à Casa da Memória e Convento de S. Francisco.

Na Praça da Plataforma das Artes está agendado o Concerto dos Blind Zero, na sexta-feira, 3 de agosto, às 22h30. No sábado, 4 de agosto, é o cantor Agir a subir ao palco e no domingo, 5 de agosto, Carlos Ribeiro convida José Figueiras (22h00).

O desfile da Marcha Gualteriana conta com 9 carros de diferentes temáticas: Cidade de Guimarães, República Checa, Brave, 115 anos da Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho, Havai, Música no Coração, Arte Barroca e o mítico Balonas. Entre os carros alegóricos haverá 13 números de animação ao cargo de várias associações vimaranenses.

Programa das Festas da Cidade e Gualterianas